“Prémio Estação Imagem” 2018 será em Coimbra e é apoiado pela autarquia

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, na sua reunião de ontem, a atribuição à Estação Imagem - Associação Cultural de um apoio financeiro pontual de 50 mil euros para a realização do Prémio Estação Imagem Coimbra 2018.

Único nesta área, em Portugal, o Prémio Estação Imagem é realizado anualmente, desde 2010, tendo as edições de 2010 a 2014 decorrido em Mora e de 2015 a 2017 em Viana do Castelo. Em 2018 irá decorrer em Coimbra, entre meados de abril e final de maio, e contará com a coorganização da CMC. Neste prémio podem participar fotojornalistas portugueses, dos PALOP e da Galiza, bem como os estrangeiros aí residentes.

Este é um evento com projeção internacional e integra um Prémio de fotojornalismo, a atribuição de uma bolsa, exposições, edição de livros, workshops, uma feira do livro de fotografia, conferências e outras atividades paralelas.

Este projeto conta com a parceria das mais reconhecidas agências notícias internacionais, como a Reuters, a France Press e a Associated Press, e ainda do Festival Visa Pour L’Image Perpignan, um dos mais importantes festivais de fotojornalismo de França. A nível nacional o evento conta com a parceria da RTP, da Agência Lusa e do jornal O Público e com o apoio da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal.

A Estação Imagem é uma associação cultural sem fins lucrativos, com sede em Mora, que tem como objetivo principal o de estudar, debater, divulgar todos os aspetos ligados à imagem, com particular incidência na fotografia.