Monumento de homenagem ao gaiteiro inaugurado em Almalaguês

Foi inaugurado, ontem, em Almalaguês um monumento de homenagem ao gaiteiro, ponto alto da 5.ª Edição do Encontro de Gaiteiros, que é já um dos maiores do país. Nesta cerimónia estiveram presentes a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carina Gomes, o presidente da Junta de Freguesia de Almalaguês, António Coelho, a presidente da Assembleia de Freguesia de Almalaguês, Catarina Gomes, o autor da obra, Jorge Simões, e um representante da Confraria dos Amigos dos Negalhos de Almalaguês, Artur Santos.

Carina Gomes salientou que o monumento que se acabava de inaugurar “servia para guardar memórias da tradição de Almalaguês e do concelho e para mostrar aos mais novos as tradições locais”.

Este é um monumento em ferro, da autoria do ferreiro Jorge Simões, cujo pai fazia parte de um grupo de gaiteiros. A obra representa os três músicos (caixa, bombo e gaita) que compõem os três típicos gaiteiros de Almalaguês.

Após esta inauguração a freguesia voltou a ser inundada pelo som das gaitas, num desfile que teve início pelas 16h00.

Almalaguês voltou a ser a capital dos gaiteiros, tendo recebido esta sexta e sábado perto de 150 músicos de norte a sul do país, num evento que foi organizado pela Confraria dos Amigos dos Negalhos da freguesia, em parceria com a Junta de Freguesia, e integrado nas Festas em Honra do Mártir de São Sebastião.