Conhecidos os vencedores do projeto de ilustração “Vamos Viver o Natal – Postal de Natal 2017”

São dezasseis os trabalhos vencedores da edição 2017 do desafio “Vamos Viver o Natal – Postal de Natal 2017”, que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) propôs aos alunos que frequentam as instituições de ensino público associadas à Rede de Bibliotecas de Coimbra, desde o nível pré-escolar ao secundário.

No âmbito do trabalho desenvolvido ao longo do ano, o Município de Coimbra (através da Biblioteca Municipal) e a Rede de Bibliotecas de Coimbra aliam, com este projeto, a leitura à área da ilustração, como forma de assinalar a quadra natalícia com o contributo da rede escolar concelhia.

A iniciativa é desenvolvida em contexto de sala de aula, com a colaboração de toda a comunidade escolar, docentes e educadores, em articulação com os professores bibliotecários.

Trata-se de um desafio pedagógico, cujo objetivo é fomentar o interesse pela leitura e a expressão artística junto das crianças e jovens em idade escolar. Assim, os alunos procuram inspiração numa obra literária (do género conto ou poesia) alusiva ao Natal. Partindo da leitura interpretam, posteriormente, a obra, ou parte dela, em forma de trabalho ilustrado.

A múltipla variedade de trabalhos rececionados na Biblioteca Municipal de Coimbra são selecionados por um conjunto de professores nomeados pelo grupo de trabalho da Rede de Bibliotecas de Coimbra, tendo em conta critérios como a originalidade, a criatividade e a coerência com a obra lida.

As ilustrações vencedoras são, depois, impressas em formato de postais de Natal convencionais que são oferecidos aos utilizadores da Biblioteca Municipal de Coimbra durante a época festiva que atravessamos.

Os vencedores do desafio “Vamos Viver o Natal – Postal de Natal 2017”, distribuídos pelos diferentes ciclos de ensino das escolas do concelho, são:

JARDIM DE INFÂNCIA

Trabalho coletivo – Reis Magos e tradições de Natal (Jardim de Infância de Almedina); Agrupamento de Escolas Coimbra Centro.

Trabalho coletivo – grupo de 4 e 5 anos – Nasceu o Menino Jesus, de Dick Bruna (Jardim de Infância de Vila Verde); Agrupamento de Escolas Coimbra Centro.

Margarida Forte, Martim Saraiva e Alice Carvalho – Babushka, de Sandra Ann Horn (Jardim de Infância de Eiras); Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel.

1º CICLO

Lourenço Alemão – Uma rena impostora, in Feliz Natal, de Maria Mañeru (EB 1 de Montes Claros, 1.º A); Agrupamento de Escolas Martim de Freitas.

Mariana Ribeiro – Os sapatos do Pai Natal, de José Fanha (EB 1 Areeiro, 2.º ano); Agrupamento de Escolas Coimbra Sul.

Filipa Soares – O Natal do anjo cego, in Por ser Natal, de João Manuel Ribeiro (EB 1 Norton de Matos, 2.ºA); Agrupamento de Escolas Coimbra Sul.

Luísa Margato – Natal nas asas do arco-íris, de Alice Cardoso (EB de Solum Sul, 3.º C); Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro.

2º CICLO

Ana Pires e Francisca Miranda – O segredo da estrela, de Coby Hol (EB Martim de Freitas, 5.º D); Agrupamento de Escolas Martim de Freitas.

Ana Carolina Cortesão – Uma prenda de Natal (EB 2 São Silvestre, 6.º A); Agrupamento de Escolas Coimbra Centro.

Maria Elisa D'Aniello – Sou um pinheiro vulgar, in O livro de Natal, de Maria Alberta Menéres (EB 2, 3 Ceira, 6.º A/C); Agrupamento de Escolas Coimbra Sul.

Maria Bárbara Santos – Os três reis do Oriente, de Sophia de Mello Breyner Andresen (Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, 6.º A)

3º CICLO

Nicole Bueso – Romanceiro de Natal, de João Manuel Ribeiro e Vergílio Alberto Vieira (EB 2, 3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, 9.º E); Agrupamento de Escolas Coimbra Sul.

Mariana Simões – A casa de cedro, de Vergílio Alberto Vieira (EB 2, 3 Ceira, 9.º BC); Agrupamento de Escolas Coimbra Sul.

Bárbara Alves – Romanceiro de Natal, de João Manuel Ribeiro e Vergílio Alberto Vieira (EB 2, 3 Ceira, 9.º BC); Agrupamento de Escolas Coimbra Sul.

SECUNDÁRIO

Rafaela Serrano – O cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen (Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, 12.º D).

Inês Castro – A menina dos fósforos, de Hans Christian Andersen (Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, 12.º D)

JARDIM DE INFÂNCIA

1º CICLO