CMC apoia realização de animação de Natal na Baixa de Coimbra

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) ratificou, por unanimidade, na sua reunião de ontem, uma proposta de apoio à Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) para a realização da habitual animação de Natal. A proposta, validada pelo presidente da CMC, Manuel Machado, prevê a autorização para a Ocupação de Espaço Público, Licença para o Exercício da Atividade de Realização de Espetáculos e Divertimentos nas Vias e Lugares Públicos e Licença Especial de Ruído, bem como a isenção do pagamento de taxas de Ocupação do Espaço Público, no valor de 527,25 euros.

A animação de Natal da Baixa de Coimbra, promovida pela APBC, é um evento de interesse municipal, lê-se na proposta que foi ratificada pelo executivo camarário. Manuel Machado justifica o interesse municipal da iniciativa pela “animação do coração da cidade e revivificação do centro histórico, do ponto de vista económico e de atratividade”.

Registe-se que a APBC tem desenvolvido, ao longo dos últimos anos, inúmeras atividades de cariz comercial, cultural, turístico, de animação e interação com o comércio local, em prol da dinamização do comércio tradicional e da promoção da Baixa de Coimbra. E o programa de animação de Natal é um dos eventos que tem atraído mais pessoas à Baixa de Coimbra.

O pedido da APBC inclui a Ocupação do Espaço Público com árvore de natal iluminada na Praça do Comércio de 1 de dezembro a 8 de janeiro (taxas no valor de 156 euros); Licença para o Exercício da Atividade de Realização de Espetáculos e Divertimentos nas Vias e Lugares Públicos para animação de rua itinerante em diversas ruas da Baixa de Coimbra nos dias 25 e 26 de novembro e 1, 2, 3, 8, 9, 10, 16, 17 e 23 de dezembro, entre as 10h00 e as 17h00 (taxas no valor de 165 euros); Licença Especial de Ruído para animação de rua itinerante em diversas ruas da Baixa de Coimbra nos dias 25 e 26 de novembro e 1, 2, 3, 8, 9, 10, 16, 17 e 23 de dezembro, entre as 10h00 e as 17h00 (taxas no valor de 206,25 euros); e, por último, autorização para o desfile de viaturas automóveis clássicas no dia 26 de novembro, entre as 11h00 e as 12h00, no eixo Praça 8 de Maio e Largo da Portagem, com estacionamento de curta duração na Rua Visconde da Luz.

A APBC é uma associação sem fins lucrativos, resultante de uma parceria estabelecida entre alguns dos principais agentes para o desenvolvimento da área de intervenção. Tem por objeto a promoção e modernização da zona da Baixa de Coimbra, visando a requalificação desta e o desenvolvimento da gestão unitária e integrada de serviços de interesse comum.