Programa de natal e fim de ano com mais de cem espetáculos em Coimbra

O programa “Luzes sobre a Baixa de Coimbra – Natal e Fim de Ano 2017”, promovido pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), foi apresentado hoje, em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Município. A 5ª edição terá mais espetáculos, sessões e outras atividades, como oficinas, ateliês e visitas acompanhadas, do que nas edições anteriores. As iluminações de rua também serão mais abrangentes e passam, pela primeira vez, para a margem do Mondego.

Entre 1 de dezembro e 6 de janeiro de 2018 Coimbra vai ser invadida por iniciativas que celebram a época natalícia. Este programa renova a aposta da autarquia de Coimbra em “eventos de referência que possam fortalecer a projeção, o posicionamento e a notoriedade da cidade”, começou por referir o presidente da CMC, Manuel Machado. “Esperamos, à semelhança de anos anteriores, atrair mais de 100 mil pessoas”, sublinhou.

“Acreditamos que a 5.ª edição do programa de animação voltará, este ano, a ser uma referência nacional, reforçando cada vez mais a imagem da cidade”, destacou a vereadora da CMC, com as áreas da Cultura e do Turismo, Carina Gomes.

A autarca apresentou o programa e destacou os “45 dias de programação, 115 espetáculos, num total de 252 sessões”, salientando que estes números representam uma subida em relação à edição anterior. No que diz respeito ao programa do dia de passagem de ano, Carina Gomes anunciou que a Baixa da cidade contará com 4 palcos (no Largo da Portagem; Praça do Comércio; Praça 8 de Maio e Terreiro da Erva), mantendo a forte aposta em “artistas de Coimbra e nacionais” (ler aqui a outra notícia).

Segundo a autarca estas iniciativas permitem “estimular a economia local” e “valorizar a baixa e a cidade de Coimbra” e, a avaliar por aquilo que tem sucedido nos anos anteriores, deverá concentrar na Baixa “mais de cem mil pessoas”, perspetivou Carina Gomes, sublinhando que as taxas de ocupação hoteleira deverão voltar a registar índices muito elevados.

A decorrer desde o dia 25 de novembro, devido à integração de várias iniciativas no programa, é a 1 de dezembro que se dá o arranque oficial do evento, com a inauguração da iluminação de Natal. Um momento marcado pela atuação da Escola de Música São Teotónio e dos CAO-boys da APPACDM, no átrio dos Paços do Município. Depois dessa data e até à primeira semana de janeiro, terão lugar concertos, arruadas musicais, atividades para crianças, visitas guiadas, a chegada do Pai Natal, contos e cantares de Natal, o musical “Panda e os Caricas”, muito apreciado pelas crianças, entre tantas outras atividades que preenchem o calendário da edição deste ano, e que encantarão a cidade “vestida” com as cores e magia do Natal.

O Desporto continua a ser parte integrante deste programa, congregando vários eventos, de diversas modalidades, com destaque para a 40.ª Corrida de São Silvestre de Coimbra que, nos últimos anos, se tem vindo a afirmar no panorama nacional da modalidade.

Uma das grandes novidades deste ano prende-se com o aumento dos espaços abrangidos pela iluminação de Natal, num total de 25 locais, com destaque para o eixo que liga a Ponte Santa Clara e o Convento São Francisco e o Mercado Municipal D. Pedro V que receberá também uma iluminação especial.

O programa de animação “Luzes Sobre a Baixa de Coimbra - Natal e Fim de Ano 2017” é uma iniciativa que surge do investimento em eventos de referência que possam fortalecer a projeção, o posicionamento e a notoriedade da cidade. Um projeto que visa reforçar uma política consistente de animação e promoção urbanas, com oferta de iniciativas que enriqueçam o calendário de eventos da cidade, contribuindo, desta forma, para a constituição de uma imagem mais forte e atrativa, impulsionando a projeção cultural e o aumento da competitividade turística de Coimbra e estimulando a economia local.

Depois do assinalável êxito das edições anteriores, o evento surge numa perspetiva de crescimento e consolidação, apostando num programa mais arrojado, com a ambição de se distinguir dos eventos congéneres da Região e pretendendo destacar-se no panorama nacional.

Os vereadores Carlos Cidade e Jorge Alves também estiveram presentes na conferência de imprensa.

Consulte aqui o programa completo do Luzes sobre a Baixa de Coimbra - Natal e Fim de Ano 2017.