CMC celebra chegada do outono com literatura, música e gastronomia

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) celebra a chegada do outono, na Casa da Escrita, com literatura, música e gastronomia. A “Festa Literária do Equinócio” iniciou-se ontem e termina amanhã. Na noite de abertura, o serão foi constituído por uma viagem mágica pela bela Itália, em que dia e noite tiveram a mesma duração. A noite juntou, na Casa da Escrita, a música e a gastronomia italianas, num concerto/jantar denominado “Belo Canto”.

O jantar foi confecionado pelo “chef” Luís Lavrador, dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra. A acompanhar o jantar, o pianista Stefano Nanni e o tenor Giovani D’Amore serviram canções do reportório do belo canto italiano, em que se destacaram, entre outras, “Ó sole mio”, “Santa Lucia” ou “Tarantella o danza”.

Fora do programa inicialmente previsto, o pianista Stefano Nanni, que foi acompanhante de Luciano Pavarotti, brindou os presentes com temas de alguns filmes, da autoria de compositores italianos, tais como Ennio Morriconi ou Nino Rota. O tenor Giovani D’Amore, que se casou em Coimbra, com uma portuguesa, visto celebrar ontem mais um aniversário de casado, ofereceu como presente o tema “Abril em Portugal”.

No início do serão, o curador da Casa da Escrita, António Vilhena, saudou todos os presentes e, referindo-se à magia que por estes dias se espalha pela cidade (os Encontros Mágicos terminam no próximo domingo), afirmou que aquela seria também uma noite mágica. “Uma noite mágica, não só pela grande qualidade dos músicos, mas também pelo chefe que confecionou o jantar”, afirmou.

Do programa desta “Festa Literária do Equinócio” constam ainda, hoje, pelas 18h00, uma Mesa Redonda, denominada “As rentrées ainda fazem sentido?”, com os escritores José António Franco, Madalena Caixeiro, Rui Namorado e Leocádia Regalo. Amanhã, pelas 16h00, decorre a conferência “Quem escreve seus males espanta?”, da responsabilidade da escritora Tânia Ganho. Segue-se a iniciativa “Voz dos Poetas”, com poetas convidados e declamação de poesia da sua autoria: Ana Amaro, Anabela França Pais, António Canteiro, António Piedade, Aurelino Costa, Catarina Costa, Carla Furtado Ribeiro, José António Franco, Fernando Franco, José Ribeiro Ferreira, Leocádia Regalo, Madalena Caixeiro, Maria Emília Ribeiro Santos, Maria Toscano, Paulo Ilharco, Rui Namorado, Susana Duarte e Sofia Nobre.

Na Casa da Escrita está igualmente aberta uma Feira do Livro. As iniciativas de hoje e de amanhã, na Casa da Escrita, são de entrada gratuita.

O evento termina sábado à noite com um jantar literário/musical, no Restaurante Espanhol, que contará com a atuação do grupo Práxis Nova.