Ainda pode ver a mostra de “Estátuas Vivas” hoje na Baixa de Coimbra

Quem passar, hoje, nas ruas principais e alguns dos largos e praças da Baixa de Coimbra não ficará indiferente a mais uma das iniciativas que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) organiza, ao cruzar-se com um conjunto heterogéneo de Estátuas Vivas ali presentes. Ainda durante a tarde, até às 19h00, será possível visitar esta verdadeira galeria de arte ao ar livre.

Durante a manhã, o presidente da CMC, Manuel Machado, e a vereadora da Cultura, Carina Gomes, visitaram a mostra de Estátuas Vivas, que envolve os mais conceituados artistas desta arte urbana, premiados nacional e internacionalmente, num total de vinte e dois performers.

As Estátuas Vivas estão distribuídas num circuito orientado pela Baixa de Coimbra, abrangendo o Largo da Portagem, Rua Ferreira Borges, Rua Visconde da Luz, Praça 8 de Maio, Largo do Poço, Largo da Freiria, Rua Velha, Praça do Comércio, Rua Sargento Mor e Escadas do Gato.

Esta iniciativa, com direção artística de António Santos, pioneiro da “arte da quietude” e recordista mundial, apresenta figuras da cultura e História nacionais como D. Afonso Henriques, a Rainha Santa Isabel, D. Pedro I e D. Inês de Castro, Luís de Camões ou, mais ligado à academia coimbrã, o Archeiro da Universidade. A par das estátuas vivas históricas estão expostas, ainda, outras que remetem para personalidades populares como a Tricana, o Cauteleiro, o Aguadeiro, o Estudante ou o Vendedor de Castanhas. Haverá também guerreiros como o Cavaleiro Medieval, o Soldado Oitocentista ou o Guerreiro Árabe, à mistura com o Turista, o Mágico, e até mesmo uma Família ou um quadro de um Jantar Romano.

A iniciativa, inédita no contexto da programação cultural em Coimbra, evidencia a importância dada à pluralidade de expressões artísticas, assumindo-se como mais um exemplo da abrangência e inovação da política cultural proposta pela CMC no decurso dos últimos anos.