Entrega do Foral Manuelino há 500 anos recriada na Baixa de Coimbra

A Companhia de Teatro e Recriação Histórica Bombarda realizou, esta tarde, uma representação histórica da entrega do Foral Manuelino ao concelho de Coimbra, em 1516. Esta atividade, promovida pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) no âmbito do programa cultural das Festas da Cidade 2017, contou também com a presença do grupo de música medieval Chamaril e teve início em frente ao edifício da CMC, na Praça 8 de Maio.

O foral, apesar de concedido por D. Manuel I a 4 de agosto de 1516, atualizando, assim, o foral concedido por D. Afonso Henriques à cidade de Coimbra, foi apenas entregue à cidade, na Torre de Almedina, a 22 de agosto de 1517.

O Foral Manuelino é um documento que definia as regras, os impostos, as taxas, os privilégios e as penas criminais e que veio confirmar alguns dos direitos e deveres consignados nos anteriores documentos reguladores do concelho (1085, 1111 e de 1179), atualizando regras e tributos.