CMC disponível para apoiar novo espaço para a Ceirarte

A Ceirarte atingiu este ano 26 edições e começa-se agora a pensar num espaço novo, melhor adaptado às características do certame. Uma aspiração que tem o apoio do presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado. Em declarações aos jornalistas, ontem, na Ceirarte, o autarca propôs mesmo a construção de um parque natural junto ao Rio Ceira, onde poderia realizar-se o certame. Outra hipótese seria na envolvente da Junta de Freguesia. Por coincidência um espaço que vai ser requalificado pela CMC. Mas seja qual for o local escolhido, Manuel Machado deixou uma garantia: “Ajudaremos a intervir e a requalificar.”

A inauguração da Ceirarte, na Freguesia de Ceira, decorreu ontem e contou com a presença de Manuel Machado, dos vereadores Carlos Cidade e Carina Gomes, do presidente da Junta de Freguesia de Ceira, Fernando dos Santos, entre outras individualidades.

A Ceirarte é a maior festa anual realizada em Ceira e celebra este ano a 26.ª edição, que se prolonga até dia 18, domingo, sendo encerrada com o espetáculo musical da banda “Diabo a Sete”. Este certame diferencia-se pela exposição e apresentação de trabalhos de artesanato e bijuteria realizados por pessoas que frequentaram, nos últimos meses, cursos socioculturais promovidos pela Junta de Freguesia de Ceira.

Os expositores, localizados na Casa do Povo de Ceira, apresentam ainda exposições de artesãos e de outras artes decorativas vindas de vários pontos do país. A gastronomia, que inclui pratos típicos da região, é outra das atrações desta edição.

O dia da inauguração ficou ainda marcado pela distribuição de vários diplomas aos participantes na feira e nos cursos socioculturais. Manuel Machado, os vereadores presentes e o presidente da junta visitaram todos os expositores. Outra das atividades já habituais é a Milha Urbana de Ceira que saiu à rua pela quarta vez, dando também uma vertente desportiva ao evento que foi acompanhado pelo vereador Carlos Cidade.