Palácio de S. Marcos acolheu jantar de gala da ECTAA

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, participou esta quinta-feira, no jantar de gala da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA - European Travel Agents and Tour Operators Associations), que decorreu no Palácio de S. Marcos. O encontro, que marcou o encerramento da reunião semestral, juntou em Coimbra, durante três dias, dirigentes de associações de agentes de viagens e operadores turísticos de mais de 30 países, em representação de cerca de 80 mil agências de viagens e operadores turísticos.

Manuel Machado começou por dar as boas vindas a todas os participantes na reunião da ECTAA. “É uma honra receber em Coimbra tão qualificados profissionais do turismo, representantes das agências de viagens e operadores turísticos de 30 países emissores” afirmou, destacando a importância da “escolha do Centro de Portugal como destino preferido 2017 da ECTAA”.

Segundo o autarca, o Centro e a cidade de Coimbra valorizam-se mutuamente, apontando para “crescente reconhecimento que ambos os territórios vêm conquistando nos últimos anos, no plano turístico e internacional”. Um objetivo atingido, segundo o edil, graças também ao trabalho efetuado em conjunto com a Turismo Centro de Portugal (TCP) e com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).

“Espero que todos tenham oportunidade de visitar e conhecer a nossa cidade e conhecer o nosso valioso património, incluindo o Convento São Francisco (…) que é agora uma espaço multifuncional que conjuga a economia, a cultura, o conhecimento, o turismo e a inovação ao serviço do desenvolvimento da cidade, da região e do país”, frisou o autarca.

Além de Manuel Machado, presidente da CMC, o evento, contou com a presença de Pedro Machado, presidente da TCP, Merike Hallik, presidente da ECTAA, Pedro Costa Ferreira, vice presidente da ECTAA, Michel de Blust, secretário geral da ECTAA, Luís Menezes, vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC), e João Ataíde, presidente da CIM-RC.

A realização da conferência da ECTAA em Coimbra resulta de uma parceria desta entidade com a TCP, Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, da CMC e da UC. No evento, estiveram representados dirigentes de associações de agentes de viagens e operadores turísticos da Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Lituânia, Malta, Noruega, Reino Unido, República Checa, Roménia, Polónia, Suécia e Suíça, além de Portugal, entre outros países.

A próxima conferência semianual da ECTAA terá lugar em Kuala Lumpur, na Malásia.