Notícias

O programa “Luzes sobre a Baixa de Coimbra – Natal e Fim de Ano 2017” animou a cidade durante este fim de semana com várias atividades. A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carina Gomes, acompanhou várias iniciativas.A edição, deste sábado, da Feira de Artesanato Urbano encerrou o ciclo de 2017 deste projeto da CMC, que, ao longo deste ano, reforçou a crescente dinamização cultural e social das principais artérias do coração da cidade.Carina Gomes visitou a Feira e assistiu, de seguida,…
Arranca hoje, oficialmente, o programa “Luzes sobre a Baixa de Coimbra – Natal e Fim de Ano 2017”, promovido pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC). Para assinalar este momento, o presidente da CMC, Manuel Machado, inaugurou a iluminação de Natal, que este ano é mais abrangente, cobrindo um total de 25 locais, passando também para a margem esquerda do Mondego. Foi hoje inaugurada a iluminação de Natal integrada no programa “Luzes sobre a Baixa de Coimbra – Natal e Fim de Ano 2017”, promovido pela…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) ratificou, por unanimidade, na sua reunião de ontem, uma proposta de apoio à Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) para a realização da habitual animação de Natal. A proposta, validada pelo presidente da CMC, Manuel Machado, prevê a autorização para a Ocupação de Espaço Público, Licença para o Exercício da Atividade de Realização de Espetáculos e Divertimentos nas Vias e Lugares Públicos e Licença Especial de Ruído, bem como a isenção do pagamento de…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, na sua reunião de segunda-feira, a formalização da sua adesão ao Conselho de Fundadores da Fundação Serralves – um convite endereçado à autarquia no ano passado, que foi aprovado na reunião do executivo municipal de 5 de dezembro de 2016 – e para o desenvolvimento de uma parceria com essa instituição, através da aprovação de dois protocolos a celebrar. Este assunto será agora remetido para votação na Assembleia Municipal de Coimbra. Esta adesão surge…
Coimbra vai entrar no ano novo ao som dos HMB, Karetus e Peste & Sida, entre outras bandas que fazem parte da 5.ª edição do programa “Luzes Sobre a Baixa de Coimbra - Natal e Fim de Ano 2017”, que foi apresentado, esta manhã, em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Município. Para além do vasto programa apresentado (ler aqui a outra notícia), também a noite de fim de ano promete voltar a ser referência no panorama nacional. Na Baixa de Coimbra…
O programa “Luzes sobre a Baixa de Coimbra – Natal e Fim de Ano 2017”, promovido pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), foi apresentado hoje, em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Município. A 5ª edição terá mais espetáculos, sessões e outras atividades, como oficinas, ateliês e visitas acompanhadas, do que nas edições anteriores. As iluminações de rua também serão mais abrangentes e passam, pela primeira vez, para a margem do Mondego. Entre 1 de dezembro e 6 de janeiro de 2018…
A segunda “Grande Noite do Fado e da Canção de Coimbra”, uma coorganização entre o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra (UC) e a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), proporcionou, na noite de ontem, um espetáculo memorável no grande auditório do Convento São Francisco. Perante um auditório lotado, escutaram-se temas de nomes reconhecidos como Rui Pato e José Manuel Neto, bem como os grupos Canções Pagãs (Luís Figueiredo e Nuno Dias), Grupo de Fados àCapella, Grupo de Fados Amanhecer e o Coro dos…
A 2ª Grande Noite do Fado e da Canção de Coimbra é já na próxima sexta-feira, dia 17 de novembro, pelas 21h30, no grande auditório do Convento São Francisco (CSF). Esta iniciativa é uma coorganização do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra (CMC). Na conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu esta tarde, na sede do Coro dos Antigos Orfeonistas, a vereadora da CMC, Carina Gomes, começou por destacar o grande empenho e dedicação do…
O projeto “Lugares Património Mundial do Centro de Portugal” foi, esta manhã, apresentado, na Sala Grande dos Actos, mais conhecida como Sala dos Capelos, da Universidade de Coimbra (UC). O projeto, que resulta de uma candidatura a fundos comunitários no valor de 2 milhões de euros, pretende coser o valor dos lugares Património da Humanidade dos municípios de Coimbra, Alcobaça, Batalha e Tomar, que muito valorizam o Centro de Portugal e que se assumem agora como âncora de uma renovada oferta de experiências patrimoniais, culturais…
A Anozero’17 – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra foi hoje inaugurada, numa sessão que decorreu na Sala da Cidade, nos Paços do Município, e que contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, do secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, do reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, do diretor do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), Carlos Antunes, e do curador-geral, Delfim Sardo. Manuel Machado, que abriu a sessão, recordou que, com a…
Há muito que o concerto de Ana Moura para o dia 4 de novembro estava esgotado. Perante o grande interesse demonstrado pelos conimbricenses em ver a fadista, foi agendado, para o dia 3 de novembro, sexta-feira, um concerto extra. Ambas as atuações esgotaram o grande auditório do Convento São Francisco e Ana Moura encantou, em dose dupla, os presentes. Ana Moura cantou e encantou no grande auditório do Convento São Francisco, nas noites de sexta-feira e de sábado. O público rendeu-se ao fado da artista…
A aposta da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) na organização de visitas guiadas tem-se revelado um sucesso, dado que estas têm apresentado um aumento da procura e revelado o agrado dos visitantes e a qualidade destas atividades culturais. Nesse sentido, dando continuidade a este projeto, apresentamos o calendário para o mês de novembro que mantém a aposta na diversidade das temáticas. Dia 7 - 15h00: Mosteiro de Santa Cruz – da Fundação a Panteão Nacional Visita guiada que compreende a criação e a evolução desta…
A Feira de Artesanato Urbano, realizada pela Câmara Municipal de Coimbra, está a atrair uma enchente à Baixa da cidade. O evento, que decorre até às 18h30 deste sábado, no eixo pedonal que liga o Largo da Portagem à Rua Visconde da Luz, tem vindo a resultar numa cada vez mais expressiva movimentação de pessoas. Cerca de uma centena de expositores voltam a conferir um maior colorido às principais artérias da Baixa. O público acedeu ao convite da autarquia, usufruindo da animação que a sua…
O Parque Dr. Manuel Braga está a registar uma enchente de visitantes de todas as idades devido à 14.ª edição da Exposição de Espantalhos, que continua durante esta tarde de sábado, até às 17h30. Organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, o certame, emprestou um colorido diferente a este jardim público da cidade. Ali se deslocaram várias famílias, pelas propostas recreativas para os mais pequenos. As vivências de expressão cultural popular constituíram outro motivo de satisfação, também para os mais velhos, remetendo-os para a memória coletiva…
O segundo e último dia da IX Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra, que decorreu este sábado e domingo, no Quartel da Brigada de Intervenção (antigo Convento de Sant’Ana), ficou marcado pela apresentação de um novo doce, batizado de Sonhos de Pedro e Inês. A mostra, de entrada gratuita, promoveu o melhor do património doceiro do país, tendo sido organizada pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) com a colaboração da Brigada de Intervenção. O doce Sonhos de Pedro e Inês foi proposto pela…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, e a vereadora da Cultura, Carina Gomes, visitaram, esta tarde, a IX Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra, que decorre até amanhã, no Quartel da Brigada de Intervenção (antigo Convento de Sant’Ana, junto ao Estabelecimento Prisional de Coimbra). Uma iniciativa de entrada gratuita, que promove o melhor do património doceiro do país, organizada pela CMC com a colaboração da Brigada de Intervenção. Carina Gomes destacou a apresentação do doce Pedro & Inês, já…
A Câmara Municipal de Coimbra informa que, por motivos imponderáveis, alheios à Câmara Municipal de Coimbra e à Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego (entidades parceiras na organização da “Noite de Folclore”), o espetáculo que estaria a cargo do Grupo Etnográfico Cantares e Danças de Assafarge, previsto para o dia 6 de outubro, às 22h00, na Praça 8 de Maio, no âmbito do evento “Noites de Música no Coração da Cidade de Coimbra”, não se realizará. Dá-se, assim, por encerrada a programação…
O III Ciclo de Concertos Coimbra (CCC), iniciativa organizada pela CulturXis – Associação de Desenvolvimento Artístico – CXAAC, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, que decorre, este ano, entre 8 de outubro e 8 de dezembro, conta com um espetáculo de abertura protagonizado por António Capelo, no dia 8 de outubro, às 18h00, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra. A iniciativa acontece no âmbito da celebração dos 40 anos de carreira do ator, tratando-se de um espetáculo intimista (e único) onde…
A Câmara Municipal de Coimbra proporciona oficinas temáticas dirigidas ao público jovem escolar, no âmbito do Serviço Educativo integrado no projeto museológico municipal, com o objetivo de corresponder às necessidades e procura culturais do público infanto-juvenil. Estão, assim, disponíveis, nos meses de outubro e novembro, para crianças dos 3 aos 12 anos (Ensino Pré-Escolar e Escolas do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico), no Edifício Chiado e na Torre de Almedina, atividades que evocam várias efemérides: o Dia dos Castelos, o Dia Mundial…
O Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra da Câmara Municipal de Coimbra (situado na Torre de Anto) recebeu, esta quarta-feira, Ricardo Dias (Guitarra de Coimbra – anos 90), no âmbito do ciclo de palestras organizado pelo Município, “Canção de Coimbra: Memórias e Testemunhos”, o segundo dedicado a esta temática, depois do sucesso obtido com o primeiro, “Canção de Coimbra: Cultores e Repertórios”. O especialista abordou essencialmente o seu percurso, falando dos anos em que está ligado à canção de Coimbra. Ricardo Dias revelou…