Notícias

O Torneio de Armas a Cavalo encerrou, hoje, a 25.ª edição da Feira Medieval de Coimbra. Previsto para o passado domingo (18), o torneio medieval foi cancelado devido à tragédia que se abateu sobre o país e que levou o Governo a decretar três dias de luto nacional pelas vítimas do incêndio de Pedrogão Grande. O certame contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, e da vereadora da Cultura, Carina Gomes. O Terreiro do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha foi…
A 9ª edição do Festival das Artes, que vai decorrer de 15 a 23 de julho no Anfiteatro Colina de Camões, na Quinta das Lágrimas, e noutros espaços da cidade, foi ontem apresentada ao público, numa sessão que decorreu na Quinta das Lágrimas. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, realçou a coragem de quem avançou com o evento, a importância que esse tem para a cidade e garantiu que o Festival das Artes “está consolidado e continuará a contar com o…
As Festas da Cidade de Coimbra 2017 foram hoje apresentadas, em conferência de imprensa, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) pelo presidente da CMC, Manuel Machado, pela vereadora da Cultura, Carina Gomes, e pelo vereador do Desporto, Carlos Cidade. Uma edição que surge reforçada, com um programa audacioso, para todos os públicos, que decorrerá de 1 a 9 de julho em diversos espaços emblemáticos da cidade. Raquel Tavares, Amor Electro, Orquestra Clássica do Centro & Pensão Flor, Átoa, Salvador Sobral, Expensive Soul…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) propõe-se atribuir um apoio financeiro pontual de 3500 euros à Associação Cultural Quebra Costas, organizadora da VI edição do festival Quebra Jazz Fest, que se irá realizar de 23 de junho a 2 de setembro (todas as sextas e sábados, das 22h00 às 24h00), nas Escadas do Quebra Costas. A concessão deste apoio foi aprovada, por unanimidade, na reunião de ontem do executivo municipal. O festival Quebra Jazz Fest é já uma referência cultural na cidade de Coimbra e…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, na sua reunião de ontem, a atribuição de um apoio financeiro, no valor de 70 mil euros, à Fundação Inês de Castro, para a organização da IX edição do Festival das Artes, que decorrerá entre os próximos dias 15 e 23 de julho. Conforme se pode ler na informação municipal, “trata-se de um evento que tem vindo a aumentar, de ano para ano, o número de espetadores e visitantes, graças aos excelentes programas que…
Cinquenta espetáculos preenchem, desde o próximo dia 22 de junho até ao dia 1 de outubro, a edição 2017 do programa “Noites de Música no Coração da Cidade de Coimbra”, que dá destaque ao fado, ao folclore e à música popular portuguesa, mas integra também atuações de gospel, dança, tunas, música instrumental e cinema ao ar livre. A quarta edição do evento começa, assim, na próxima quinta-feira, voltando a animar a Baixa da cidade em meses que são tradicionalmente de férias, com espetáculos que, nas…
Hoje, Coimbra, os seus munícipes e a todos aqueles que a visitam, podem recuar à Idade Média. A realização da Feira Medieval de Coimbra, promovida pela autarquia, está este ano a comemorar 25 de existência. A Feira Medieval de Coimbra, uma das pioneiras do país, iniciou-se ontem com uma ceia medieval que aconteceu no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, e termina amanhã, pelas 17h00, com um Torneio Medieval a ter lugar no Terreiro do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. A edição deste ano cresceu, integrando o circuito…
A Feira Medieval de Coimbra, organizada pela Câmara Municipal, comemora este ano 25 anos de existência, pelo que esta edição conta com programação reforçada, que desta vez se estende por três dias. Mantendo a mesma essência desde a sua criação, o certame, que é pioneiro a nível nacional, procura reproduzir o ambiente da idade média, estendendo-se às duas margens do Rio Mondego, ocupando o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, o Largo da Sé Velha e o Terreiro do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. O inicio deste evento,…
A Ceirarte atingiu este ano 26 edições e começa-se agora a pensar num espaço novo, melhor adaptado às características do certame. Uma aspiração que tem o apoio do presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado. Em declarações aos jornalistas, ontem, na Ceirarte, o autarca propôs mesmo a construção de um parque natural junto ao Rio Ceira, onde poderia realizar-se o certame. Outra hipótese seria na envolvente da Junta de Freguesia. Por coincidência um espaço que vai ser requalificado pela CMC. Mas seja qual…
O grande auditório do Convento São Francisco encheu esta quarta-feira à noite para assistir ao concerto do exuberante Ney Matogrosso. O público não saiu defraudado e vibrou durante a apresentação do seu mais recente trabalho, intitulado “Atento aos Sinais”. A forma exultante como os espetadores aplaudiram Ney Matogrosso não deixou dúvidas sobre a grande qualidade deste espetáculo, que constituiu mais uma passagem de um nome maior da música mundial pelo Convento São Francisco. “Atento aos Sinais” resulta da gravação em estúdio do projeto que o…
As candidaturas ao Prémio Literário Miguel Torga/Cidade de Coimbra 2017 já estão a decorrer e podem ser efetuadas até ao próximo dia 31 de julho. O vencedor do concurso bienal, instituído pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) terá direito a um prémio pecuniário no valor de cinco mil euros e à garantia da edição da obra premiada. O prémio foi criado pela autarquia com o intuito de homenagear Miguel Torga, nome literário do médico Adolfo Rocha, e visa estimular a criação literária e o aparecimento…
Quem passou hoje na Praça 8 de Maio deparou-se com quase duas dezenas de antigos Rolls-Royce estacionados. As relíquias integram uma comitiva do Rolls-Royce 20 Ghost Club que este mês cumpre o Iberian Peninsular Tour. Os seus tripulantes foram recebidos, esta manhã, pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, no Salão Nobre dos Paços do Município. A vereadora da Cultura e Turismo da CMC, Carina Gomes, e John Stuttard, presidente do 20 Ghost Club (e antigo presidente da Câmara de Londres) também…
O Loucomotiva - Grupo de Teatro de Taveiro encerrou a Feira Cultural de Coimbra em grande, esta noite, com um espétaculo concebido especificamente para o certame. "3 Yoricks", uma criação original de Alexandre Oliveira, apresentou em palco três pessoas, teimosas e em luta por protagonismo, que se interrogaram sobre as verdades absolutas da vida, procurando saber o sentido das coisas. “O que é que nos move?” foi a grande questão, explorada numa interação perfeita e divertida com o público. A música tomou conta de grande…
A última noite da Feira Cultural de Coimbra começou bem animada ao ritmo do Coimbra Gospel Choir. O coro apresentou um repertório variado e contou sempre com a colaboração do público, que dançou e cantou os diversos temas apresentados pelo grupo. “Oh Happy Day” encerrou o espetáculo, com o público a cantar a par com a banda. Coimbra Gospel Choir iniciou a sua atividade em 2012 e é um dos grupos da Amazing Arts – Companhia de Artes de Coimbra. O coro interpreta temas com…
O grande auditório do Convento São Francisco (CSF) acolheu, esta tarde, o concerto final do projeto municipal “Na Música Todos Contam”, implementado pela Orquestra Clássica do Centro (OCC). Um espetáculo que juntou em palco crianças de 12 escolas 1º ciclo do Ensino Básico (EB1) da rede municipal, idosos de 12 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, e músicos da OCC. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, e os vereadores da Educação e da Cultura, respetivamente Jorge Alves e Carina…
A noite foi de ritmo e muito soul na Feira Cultural de Coimbra, com a Just Soul Orchestra a subir ao Palco Coreto, para interpretar temas bem conhecidos do público como “Think” de Aretha Franklin, “I Feel Good” de James Brown ou “I Whish Those Day” de Stevie Wonder. A plateia respondeu ao apelos da banda, dançou, cantou e divertiu-se, retribuindo a boa disposição de quem estava em palco. A Just Soul Orchestra é formada por dez músicos da cidade do Porto - três vozes,…
O grande auditório do Convento São Francisco encheu este sábado à noite para ouvir a voz especial de António Zambujo e o público não saiu defraudado, com o músico português a protagonizar mais um grande espetáculo. Zambujo apresentou o seu mais recente trabalho, “Até Pensei Que Fosse Minha”. Editado em Outubro passado, o novo disco é composto integralmente por versões de temas de Chico Buarque. António Zambujo teve o próprio mestre da Música Popular Brasileira ao seu lado neste trabalho, com um papel ativo na…
O escritor Mário Cláudio esteve, esta tarde, na Feira Cultural de Coimbra, a falar sobre a sua mais recente obra, “Os Naufrágios de Camões”. Uma ficção literária, que coloca em dúvida se o poema épico “Os Lusíadas” é da autoria total de Luís de Camões. “Pretendi contar uma história ao contrário da oficial. Um retrato de Camões algo verdadeiro, algo desfocado”, afirmou Mário Cláudio, para uma plateia interessada. O romance de Mário Cláudio começou por ser apresentado por Teresa Carvalho, licenciada em Línguas e Literaturas…
A Feira Cultural de Coimbra acolheu, esta tarde, o VI Encontro de Big Bands, organizado pela Tuna Académica da Universidade de Coimbra (TAUC). Ao palco subiram a Big Band da Escola Profissional de Artes da Covilhã, a Orquestra de Jazz da Escola de Artes do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz e a Big Band Rags, da TAUC. Uma tarde dedicada ao jazz, com atuações que cativaram quem ia passando e encantaram o público presente. Clique para ver a imagem! Clique para…
Os Red - Rapazes Extremamente Divertidos, conhecido anteriormente como Banda RED, são isso mesmo, divertidos. O trio, que trajava saia e casaco de cabedal, brindou o público da Feira Cultural de Coimbra apenas com versões. Temas conhecidos de todos, essencialmente dos anos 80 e 90. Pelo meio, não faltou um medley com conhecidos anúncios de TV musicados. Mostrando extrema competência, a banda não se cansou de puxar pelo imenso público que assistia. E claro que, do Brasil a Portugal, passando pelos sons anglo-saxónicos, entre outros,…