Notícias

A Feira de Artesanato Urbano, realizada pela Câmara Municipal de Coimbra, está a atrair uma enchente à Baixa da cidade. O evento, que decorre até às 18h30 deste sábado, no eixo pedonal que liga o Largo da Portagem à Rua Visconde da Luz, tem vindo a resultar numa cada vez mais expressiva movimentação de pessoas. Cerca de uma centena de expositores voltam a conferir um maior colorido às principais artérias da Baixa. O público acedeu ao convite da autarquia, usufruindo da animação que a sua…
O Parque Dr. Manuel Braga está a registar uma enchente de visitantes de todas as idades devido à 14.ª edição da Exposição de Espantalhos, que continua durante esta tarde de sábado, até às 17h30. Organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, o certame, emprestou um colorido diferente a este jardim público da cidade. Ali se deslocaram várias famílias, pelas propostas recreativas para os mais pequenos. As vivências de expressão cultural popular constituíram outro motivo de satisfação, também para os mais velhos, remetendo-os para a memória coletiva…
O segundo e último dia da IX Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra, que decorreu este sábado e domingo, no Quartel da Brigada de Intervenção (antigo Convento de Sant’Ana), ficou marcado pela apresentação de um novo doce, batizado de Sonhos de Pedro e Inês. A mostra, de entrada gratuita, promoveu o melhor do património doceiro do país, tendo sido organizada pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) com a colaboração da Brigada de Intervenção. O doce Sonhos de Pedro e Inês foi proposto pela…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, e a vereadora da Cultura, Carina Gomes, visitaram, esta tarde, a IX Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra, que decorre até amanhã, no Quartel da Brigada de Intervenção (antigo Convento de Sant’Ana, junto ao Estabelecimento Prisional de Coimbra). Uma iniciativa de entrada gratuita, que promove o melhor do património doceiro do país, organizada pela CMC com a colaboração da Brigada de Intervenção. Carina Gomes destacou a apresentação do doce Pedro & Inês, já…
A Câmara Municipal de Coimbra informa que, por motivos imponderáveis, alheios à Câmara Municipal de Coimbra e à Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego (entidades parceiras na organização da “Noite de Folclore”), o espetáculo que estaria a cargo do Grupo Etnográfico Cantares e Danças de Assafarge, previsto para o dia 6 de outubro, às 22h00, na Praça 8 de Maio, no âmbito do evento “Noites de Música no Coração da Cidade de Coimbra”, não se realizará. Dá-se, assim, por encerrada a programação…
O III Ciclo de Concertos Coimbra (CCC), iniciativa organizada pela CulturXis – Associação de Desenvolvimento Artístico – CXAAC, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, que decorre, este ano, entre 8 de outubro e 8 de dezembro, conta com um espetáculo de abertura protagonizado por António Capelo, no dia 8 de outubro, às 18h00, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra. A iniciativa acontece no âmbito da celebração dos 40 anos de carreira do ator, tratando-se de um espetáculo intimista (e único) onde…
A Câmara Municipal de Coimbra proporciona oficinas temáticas dirigidas ao público jovem escolar, no âmbito do Serviço Educativo integrado no projeto museológico municipal, com o objetivo de corresponder às necessidades e procura culturais do público infanto-juvenil. Estão, assim, disponíveis, nos meses de outubro e novembro, para crianças dos 3 aos 12 anos (Ensino Pré-Escolar e Escolas do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico), no Edifício Chiado e na Torre de Almedina, atividades que evocam várias efemérides: o Dia dos Castelos, o Dia Mundial…
O Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra da Câmara Municipal de Coimbra (situado na Torre de Anto) recebeu, esta quarta-feira, Ricardo Dias (Guitarra de Coimbra – anos 90), no âmbito do ciclo de palestras organizado pelo Município, “Canção de Coimbra: Memórias e Testemunhos”, o segundo dedicado a esta temática, depois do sucesso obtido com o primeiro, “Canção de Coimbra: Cultores e Repertórios”. O especialista abordou essencialmente o seu percurso, falando dos anos em que está ligado à canção de Coimbra. Ricardo Dias revelou…
No âmbito do evento Noites de Música no Coração da Cidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra informa que, devido à realização, na Praça 8 de Maio, de atividades inseridas na Digressão “Sic para todos Nós” – evento que está a percorrer as capitais de Distrito para comemorar os 25 anos desta estação televisiva - é necessário proceder a pequenos ajustes ao plano de iniciativas. Assim, os espetáculos de quinta-feira e sábado (dias 28 e 30 de setembro), previstos para a Praça 8 de…
A Câmara Municipal de Coimbra dá seguimento ao seu programa de visitas guiadas organizadas, que tem sido do agrado dos munícipes e visitantes, e alvo de uma procura crescente, a que não é alheia a aposta do Município no aumento da qualidade destas atividades culturais e sua diversificação. Nesse sentido, apresentamos o calendário para o mês de outubro de 2017, que prevê as seguintes visitas a efetuar nos próximos dias: Dia 10, 15h00: O Castelo e a Muralha de Coimbra Visita guiada que pretende dar…
O espetáculo de encerramento da 21.ª edição dos Encontros Mágicos - Festival Internacional de Magia de Coimbra, que decorreu esta manhã, no Parque Linear do Vale das Flores, contou com cerca de meio milhar de espetadores. Um número comprovativo da qualidade deste festival. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, e a vereadora da Cultura, Carina Gomes, também estiveram presentes. “É uma alegria enorme saber que ao longo destes 25 anos fomos criando públicos (…) e tornando indelével a presença da magia…
O grande auditório do Convento São Francisco (CSF) lotou, pelo segundo dia consecutivo, para assistir à Gala Internacional de Magia de Coimbra, que teve transmissão em direto, na RTP1, para todo o mundo. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, e a vereadora da Cultura, Carina Gomes, também assistiram ao espetáculo. Os Encontros Mágicos – 21.º Festival Internacional de Magia de Coimbra, que hoje terminaram, são organizados e financiados pela Câmara Municipal de Coimbra, cabendo a produção à Luís de Matos Produções. Nesta…
O grande auditório do Convento São Francisco (CSF) lotou, ontem à noite, para ver a primeira Gala Internacional de Magia, inserida na 21.ª edição dos Encontros Mágicos. O público pôde contemplar um espetáculo contemporâneo, realizado por alguns dos melhores mágicos do mundo, que foram muito além do artista de cartola que faz aparecer lencinhos e pombas. Um espetáculo vanguardista, de alta qualidade, que fez o público do auditório vibrar. Luís de Matos, que apresentou toda a Gala, convidou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra…
A BlackBox do Convento São Francisco recebeu, ao final da tarde de ontem, um espetáculo inédito de Magia na Escuridão que surpreendeu todos os participantes. Uma experiência verdadeiramente inclusiva, sem precedentes, onde o sentido da visão não intervém. No final da sessão, foi possível constatar as reações de surpresa dos participantes, após terem vivenciado uma experiência única e inédita. O reconhecido mágico chileno Juan Esteban Varela, é o responsável pelo espetáculo aberto à comunidade invisual, onde os não invisuais também podem participar, desde que aceitem…
A Baixa de Coimbra foi hoje palco, ao final da manhã, de mais um espetáculo de magia de rua, no âmbito dos Encontros Mágicos – 21.º Festival Internacional de Magia de Coimbra. O japonês Kamimaro, o britânico Cliff, o italiano Vittorio Marino e o cubano Raul Camaguey protagonizaram um espetáculo único, que chamou a atenção de quem ia passando, acabando por juntar várias dezenas de pessoas na rua Ferreira Borges, junto ao Arco da Almedina. Os Encontros Mágicos de Coimbra 2017, promovidos (e financiados) pela…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) celebra a chegada do outono, na Casa da Escrita, com literatura, música e gastronomia. A “Festa Literária do Equinócio” iniciou-se ontem e termina amanhã. Na noite de abertura, o serão foi constituído por uma viagem mágica pela bela Itália, em que dia e noite tiveram a mesma duração. A noite juntou, na Casa da Escrita, a música e a gastronomia italianas, num concerto/jantar denominado “Belo Canto”. O jantar foi confecionado pelo “chef” Luís Lavrador, dos Serviços de Ação Social…
Os Encontros Mágicos passaram ontem, ao final da tarde, pela Praceta Padre Júlio Marques, em São Martinho do Bispo, encantando e deslumbrando, com humor à mistura, as várias dezenas de crianças e idosos presentes. Uma sessão que contou também com a presença do presidente da União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Jorge Veloso. A 21.ª edição dos Encontros Mágicos - Festival Internacional de Magia de Coimbra prossegue até ao dia 24 de setembro, não apenas no centro urbano, mas…
Os mágicos espanhóis Paulino Gil e Julio Rapado deram uma aula de magia, esta manhã, a uma turma do 3.º ano da escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB1) de Montes Claros. Uma aula diferente das habituais, ao jeito de Harry Potter, com as crianças a exultarem, ao aprenderem três truques de magia e levarem para casa todo o material para poderem treinar bem os números ensinados. A atividade está integrada no programa dos Encontros Mágicos de Coimbra 2017 – 21.º Festival Internacional de…
Ao segundo dia dos Encontros Mágicos - 21.º Festival Internacional de Magia de Coimbra, o Hospital Pediátrico recebeu os mágicos Diogo Alves (Brasil), Kayto (Espanha) e Lebart (Argentina), em mais uma sessão de “Magia Solidária”, uma das marcas distintivas deste evento que há mais de duas décadas anima a terceira semana de setembro.Para as crianças que ali se encontram internadas este foi um momento muito divertido e que por (bons) momentos as fez esquecer dos porquês de estarem naquele local. Com os seus variados truques,…
O mágico chileno Juan Esteban Varela propõe, na 21.ª edição dos Encontros Mágicos de Coimbra, que hoje começam, 25 anos depois da primeira edição, um espetáculo de magia para invisuais. Esta é uma das novidades da edição deste ano, que se prolonga até domingo e que propõe 127 espetáculos nas ruas da cidade, mas também em escolas, na prisão e em instituições de saúde. Juan Esteban Varela, em declarações à agência Lusa à margem da sessão de arranque dos Encontros Mágicos, que contou com a…