Notícias

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) propõe as atuações do Grupo de Câmara da Orquestra Clássica do Centro e do Grupo ITERUM, no jardim da Casa da Escrita, nos dias 24 e 31 de agosto, respetivamente, sempre pelas 17h30. Dois dias diferentes face à programação mais habitual da Casa da Escrita da CMC, que contribuem para diversificar e ampliar a oferta deste equipamento, dinamizando este apreciado espaço cultural de Coimbra. Os dois concertos têm entrada livre. 24 de agosto – 17h30 A Orquestra Clássica do…
É hoje o último dia da 32 ª edição da Feira das Cebolas, uma reposição da secular feira de S. Bartolomeu, que está a decorrer na Praça do Comércio. Um certame coorganizado pela Câmara Municipal de Coimbra e pela Associação Grupo Folclórico “Os Camponeses de Vila Nova de Cernache”, que tem animado a Baixa da cidade desde o dia 12 de agosto. A feira acolhe, durante o dia, os tradicionais ceboleiros de Vila Nova, que ali vão vender as típicas tranças de cebolas. A noite…
O grande auditório do Convento São Francisco (CSF) recebeu, ontem à noite, um concerto de Vitorino e Ricardo Ribeiro, que fechou, de forma brilhante, a homenagem promovida pela Câmara Municipal de Coimbra, a Zeca Afonso, no ano em que se assinalam 30 anos do seu desaparecimento físico. A vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Rosa Reis Marques, e o diretor do departamento de Cultura, Turismo e Desporto da CMC, Francisco Paz, assistiram ao espetáculo. Uma exposição (até 4 de setembro na Casa Municipal da Cultura),…
As ruas da Baixa de Coimbra encheram-se de visitantes para mais uma edição da Feira de Artesanato Urbano. O evento, distribuído pelas ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, entre as 10h00 e as 18h30, atraiu centenas de curiosos. A iniciativa, um contributo do Município para a crescente dinamização das principais artérias do centro, numa época em que a cidade é, também, escolhida como um dos principais destinos turísticos, contou com cerca de setenta expositores. Oriundos, não só da Região Centro como também de concelhos…
Coimbra dos Escritores: Coimbra n’“A Criação do Mundo” de Miguel Torga. Um roteiro feito a pé e de autocarro, que percorreu hoje, alguns dos locais ligados às vivências de Adolfo Rocha, mais conhecido como Miguel Torga, na nossa cidade, promovido pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), no âmbito do 110.º aniversário do nascimento do escritor/médico, e que atraiu muitos participantes. No dia em que se cumpriu mais uma data evocativa do nascimento de Miguel Torga, a 12 de agosto de 1907, em Sabrosa, Vila Real,…
A antiga Igreja do Convento São Francisco (CSF) recebeu, na noite desta sexta-feira, um concerto de B Fachada de tributo a Zeca Afonso, no ano em que se assinalam 30 anos do seu desaparecimento físico. Muitos admiradores incondicionais de Zeca escutaram Bernardo Cruz Fachada, cantautor e multi-instrumentista, entoar o “trovador do povo”. B Fachada interpretou alguns temas imortais do autor, num concerto no âmbito da homenagem, promovida pela Câmara Municipal de Coimbra, a José Afonso (falecido em Setúbal, a 23 de fevereiro de 1987), realizada…
Quem passar, hoje, nas ruas principais e alguns dos largos e praças da Baixa de Coimbra não ficará indiferente a mais uma das iniciativas que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) organiza, ao cruzar-se com um conjunto heterogéneo de Estátuas Vivas ali presentes. Ainda durante a tarde, até às 19h00, será possível visitar esta verdadeira galeria de arte ao ar livre. Durante a manhã, o presidente da CMC, Manuel Machado, e a vereadora da Cultura, Carina Gomes, visitaram a mostra de Estátuas Vivas, que envolve…
A Câmara Municipal de Coimbra presta homenagem a Zeca Afonso, através de um programa cultural, nos próximos dias 10, 11 e 12 de agosto, em diversos espaços da cidade, com destaque para o Convento São Francisco e para a Casa Municipal da Cultura. Uma exposição, uma conferência, uma mesa redonda, uma visita guiada e, naturalmente, música, fazem parte deste tributo, no ano em que se assinalam 30 anos da morte de José Afonso (Setúbal, 23 de fevereiro de 1987), nome maior da cultura portuguesa, cujo…
O cultor da canção coimbrã Fernando Monteiro afirma que “a mulher irá ter cada vez mais importância na canção de Coimbra”. Este especialista falava no Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), situado na Torre de Anto), esta quarta-feira, no âmbito do ciclo de palestras organizado pelo Município, “Canção de Coimbra: Memórias e Testemunhos”, o segundo ciclo dedicado a esta temática, depois do sucesso obtido com o primeiro, “Canção de Coimbra: Cultores e Repertórios”. Na sessão, Fernando Monteiro…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) analisou e aprovou, na sua reunião do passado dia 24 de julho, seis candidaturas a apoios ao Associativismo Cultural para Atividade Pontual. Cinco candidaturas foram por unanimidade, tendo o apoio ao Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra sido aprovado por maioria, com a abstenção de dois vereadores da oposição (um do CPC e um do PSD). Com a aprovação destas candidaturas a CMC irá apoiar em mais 34.000 euros o associativismo cultural. Uma das propostas…
A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carina Gomes, inaugurou hoje, em conjunto com Rui de Alarcão, presidente do Conselho-geral da Fundação Inês de Castro, em representação de Cristina Castel-Branco, diretora do Festival das Artes, e a curadora Marina Bairrão Ruivo, da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, a exposição “Metamorfoses”, de Arpad Szenes. Esta exposição estará exposta até 3 de setembro na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Municipal no Edifício Chiado (na Rua Ferreira Borges, 85) e está integrada na 9.ª…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) tornou o programa das “Noites de Música no Coração da Cidade de Coimbra 2017” mais aliciante e variado, adicionando-lhe a Rota das Tabernas em algumas quartas-feiras de julho e agosto. Ou seja, num mesmo serão, os interessados podem usufruir do prazer da gastronomia de tabernas localizadas na Baixa, seguido de um espetáculo de fado em largos, nas imediações das tabernas, e culminando com uma sessão de cinema ao ar livre. A oferta desta programação pretende atrair cidadãos de Coimbra…
O mágico Luís de Matos apresentou ontem à noite, no Anfiteatro Colina de Camões, na Quinta das Lágrimas, o espetáculo “Luís de Matos 360 ̊”, integrado na 9.ª edição do Festival das Artes.Subordinado ao tema “Metamorfoses”, esta sessão de magia convidou o público em seu redor a viver momentos únicos numa permanente incitação à capacidade de sonhar. “Luís de Matos 360̊” é um espetáculo único, que foi concebido e desenhado especialmente para esta ocasião e para este local, pautando-se pela constante interatividade entre o mágico…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, declarou aberta, esta tarde, a 9.ª edição do Festival das Artes, na “praça” do Museu Nacional Machado de Castro. A festa da cultura, organizada pela Fundação Inês de Castro e que tem a CMC como mecenas, começou hoje e prolonga-se até ao próximo dia 23 de julho. “Como presidente da Câmara Municipal de Coimbra agradeço sinceramente a todos os que se empenharam em fazer este caminho, em mostrar que Portugal não é só Lisboa e…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, e a vereadora da Cultura, Carina Gomes, receberam esta tarde, na Casa da Escrita, o professor, ensaísta e filósofo Eduardo Lourenço, por ocasião do Colóquio “Carlos de Oliveira e a geração neo-realista coimbrã”, realizada esta tarde, naquele espaço municipal. Integrado na Exposição “Carlos de Oliveira: a parte submersa do iceberg” e organizado pelo Museu do Neo-Realismo, em parceria com o Município de Coimbra, o evento contou com a moderação de Osvaldo Silvestre, e com a…
A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carina Gomes, assistiu ontem, em Brasfemes, a uma sessão do projeto “Coisas do Amor”, promovido pela autarquia e desenvolvido pela companhia de teatro O Teatrão em oito Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho. Arménio Ferraz, presidente do Centro de Bem Estar Social de Brasfemes (CEBES), onde decorreu a iniciativa, também esteve presente. A sessão foi protagonizada pelo ator João Santos e teve como participantes cerca de 30 idosos do CEBES, e também várias…
A apresentação do novo modelo do Governo de apoio às artes decorreu ontem de manhã, no Convento São Francisco, com a presença do secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, da diretora Regional de Cultura do Centro, Celeste Amaro, da diretora-geral das Artes, Ana Paula Varandas, e do coordenador científico que realizou o estudo, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Soares Neves.A sessão foi bastante participada e contou com a presença de cerca de uma…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) disponibiliza ao público infanto-juvenil, durante os meses de julho, agosto e setembro, período das “férias grandes” de verão, várias atividades, de acesso gratuito, realizadas no âmbito da programação da Biblioteca Infantil/Ludoteca e dos diferentes polos da Rede de Bibliotecas Anexas Municipais. Além da ocupação de tempos livres, pretende-se promover a leitura junto dos mais pequenos, associando o universo mágico das histórias infantis a inúmeras atividades de caráter lúdico e pedagógico. Propomos, assim, as seguintes ações: CONTOS DE VERÃO O…
Dando seguimento ao programa de visitas guiadas organizadas pela Câmara Municipal de Coimbra, que tem registado uma procura crescente, a que não é alheia a aposta do Município no aumento da qualidade destas atividades culturais e sua diversificação, apresentamos o calendário até final de julho de 2017. Para os próximo dias estão previstas as seguintes visitas: Dia 11, 15h00: O Castelo e a Muralha de Coimbra Visita guiada que pretende revelar aspetos relacionados com a defesa da cidade, durante a Reconquista Cristã, bem como os…
O Baile da Rosa, uma tradição antiga que voltou a realizar-se em anos recentes, atraiu dezenas de pessoas ao Terreiro da Erva, um espaço reabilitado pela Câmara Municipal de Coimbra. Um espetáculo que fechou as Festas da Cidade de Coimbra 2017 com grande animação. O concerto da Orquestra Smooth devolveu outra vida a esta zona histórica da cidade. Durante duas horas e meia, todos os presentes puderam dançar um reportório de música de baile de diversas épocas que não deixou ninguém indiferente. Clique para ver…