Notícias

A vereadora da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carina Gomes, deu, na passada sexta-feira, uma aula aos alunos do mestrado de Turismo, Território e Património da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), no âmbito do ciclo de conferências da “Rede da Cátedra UNESCO. Turismo Cultural e Desenvolvimento” promovido pela FLUC. Carina Gomes deu o mote sobre “Coimbra. Cidade e imaginários turísticos”, começando por falar da importância do turismo, do facto de ser uma atividade em expansão, de ser uma…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) preparou uma série de iniciativas temáticas com o objetivo de celebrar o Dia de S. Valentim e que abrangem vários espaços municipais (Casa Municipal da Cultura, Edifício Chiado, Torre de Almedina e Bibliotecas Anexas Municipais). Até ao próximo dia 28 de fevereiro pode ser observada, no átrio da Casa Municipal da Cultura, uma mostra de lenços dos namorados. Trata-se de uma alusão à tradição dos trajares do Minho, que têm uma função decorativa, além da sua outra função, mais…
Agnaldo Farias vai ser o curador da Anozero’19 – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, que terá como tema o título de um conto do escritor brasileiro Guimarães Rosa, “A Terceira Margem do Rio”. A informação foi divulgada ontem numa conferência de imprensa que decorreu nas instalações do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) da Sereia. Agnaldo Farias apresentou-se, falou do porquê da escolha do tema, dos locais de que gosta e que deverão fazer parte da próxima bienal e agradeceu a oportunidade de…
A antiga igreja do Convento São Francisco (CSF) recebeu ontem, ao final tarde, um concerto integrado no III Coimbra World Piano Meeting, um evento que está a decorrer até dia 9 de fevereiro, em Coimbra, e que é coorganizado pela Academia Internacional de Música "Aquiles Delle Vigne" e pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC). O Concerto Sinfónico de Domingo juntou a Orquestra Clássica do Centro (OCC), conduzida pelo maestro José Eduardo Gomes, com três pianistas, Alexander Lau e o dueto Carmen Morin e Lana Henchell,…
Foram precisas três datas para que todos os interessados pudessem assistir ao concerto da banda “Os Quatro e Meia”, que se formou em Coimbra, em 2013. Nos passados dias 25, 26 e 27 de janeiro, o grande auditório do Convento São Francisco (CSF) esgotou para assistir à apresentação do álbum de estreia, “Pontos nos Is”, lançado em junho do ano passado. “Os Quatro e Meia” protagonizaram três espetáculos no grande auditório do CSF, nas noites de quinta, sexta e sábado. O público rendeu-se à apresentação…
Coimbra acolheu, na manhã de ontem, a terceira reunião do Comité de Acompanhamento do projeto Cidades CENCYL +, que decorre no âmbito da Rede de Cidades CENCYL, da qual Coimbra faz parte desde a sua fundação. A reunião serviu para fazer um ponto de situação sobre as atividades que estão a ser desenvolvidas pelos quatro grupos de trabalho existentes e juntou, no Gabinete de Apoio ao Investidor da Câmara Municipal de Coimbra, representantes dos municípios de Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz, Guarda, Viseu, Ciudad Rodrigo,…
Foi ontem inaugurada, na Casa Municipal da Cultura, a exposição “Fernando Taborda, artesão de histórias num palco de palavras”. A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carina Gomes, salientou que “é com muito gosto que nós aceitamos este desafio de acolher aqui, na Casa Municipal da Cultura, esta exposição”. “Tentamos ter aqui [Casa Municipal da Cultura] sempre programação de qualidade, exposições de qualidade. (…) Esta exposição dignifica e homenageia a vida e a obra de um homem que não sendo de Coimbra,…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, na sua reunião de ontem, a atribuição à Estação Imagem - Associação Cultural de um apoio financeiro pontual de 50 mil euros para a realização do Prémio Estação Imagem Coimbra 2018. Único nesta área, em Portugal, o Prémio Estação Imagem é realizado anualmente, desde 2010, tendo as edições de 2010 a 2014 decorrido em Mora e de 2015 a 2017 em Viana do Castelo. Em 2018 irá decorrer em Coimbra, entre meados de abril e final…
Foi inaugurado, ontem, em Almalaguês um monumento de homenagem ao gaiteiro, ponto alto da 5.ª Edição do Encontro de Gaiteiros, que é já um dos maiores do país. Nesta cerimónia estiveram presentes a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carina Gomes, o presidente da Junta de Freguesia de Almalaguês, António Coelho, a presidente da Assembleia de Freguesia de Almalaguês, Catarina Gomes, o autor da obra, Jorge Simões, e um representante da Confraria dos Amigos dos Negalhos de Almalaguês, Artur Santos. Carina Gomes…
Miguel Torga foi ontem recordado em várias iniciativas, de entrada livre, promovidas pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) para assinalar os 23 anos da sua morte. A programação evocativa contou com a realização de um roteiro pelos locais ligados às vivências do escritor na cidade, a apresentação das gravuras “Bichos”, do artista plástico ZAUG, uma tertúlia, e a inauguração da exposição documental “Torga e os outros: correspondência e autógrafos”, que revela algumas cartas que escreveu aos seus amigos e livros autografados que integram a sua…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, na sua reunião de 8 de janeiro, a abertura do período de candidaturas ao Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Cultural para Atividade Permanente para 2018 – Associativismo Cultural Geral. Podem candidatar-se a este apoio os agentes culturais legalmente constituídos, que prossigam no Município de Coimbra fins de interesse municipal, nas áreas da música, etnografia e folclore, teatro, cinema e audiovisual, artes plásticas e visuais, cultura e recreio ou outras, cujas atividades evidenciem interesse cultural. Não são…
As candidaturas a apoio financeiro municipal ao associativismo cultural para entidades que gerem equipamentos culturais municipais arrancam hoje, de acordo com a deliberação do executivo camarário, de 8 de janeiro de 2018. Os objetivos passam por estimular a produção e a criatividade cultural de qualidade, criar condições de estabilidade para as associações que têm a seu cargo a gestão de equipamentos culturais municipais com programação regular e salvaguardar os traços essenciais da cultura e património locais. Para tal, a CMC vai avançar com o procedimento…
Entrega das obras candidatas ao Prémio de Jornalismo Adriano Lucas pode ser feita até ao dia 31 de janeiro de 2018 O Prémio de Jornalismo Adriano Lucas – instituído, em 2011, pela Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com a Universidade de Coimbra e o jornal “Diário de Coimbra” - pretende agraciar um trabalho jornalístico, na forma escrita, privilegiando o género reportagem, que promova, preferencialmente, temas relacionados com Coimbra e a Região das Beiras. Dirigido ao público em geral pretende-se, em simultâneo, estimular os jovens…
A Câmara Municipal de Coimbra voltou a cumprir, no final da tarde da passada segunda-feira, na Casa Museu Miguel Torga, uma tradição que Miguel Torga tanto apreciava quando acolhia, em sua casa, vários grupos para cantar os reis, oriundos não apenas de Coimbra como, também, da sua terra natal (Sabrosa, Vila Real). Foi num cenário recheado de calor humano, que envolveu música e iguarias típicas desta quadra festiva, que todos aqueles que acorreram ao evento receberam o Grupo Etnográfico da Região de Coimbra para cumprir…
O Salão Nobre do Município de Coimbra encheu, na tarde do dia 7 de janeiro, para assistir ao Concerto de Ano Novo, oferecido pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), e magnificamente executado pela Orquestra Clássica do Centro (OCC). O concerto de Ano Novo interpretado pela OCC, sob a orientação do maestro José Eduardo Gomes, iniciou-se com a interpretação da peça de Mozart (Abertura da ópera “Così fan Tutte”), e prosseguiu com (“Rosamunde”), da autoria de Schubert. O momento musical continuou com a interpretação das obras…
O fim de ano em Coimbra promete voltar a ser muito animado. Amanhã, dia 31, a festa começa a partir das 22h30, no Largo da Portagem, e o cartaz de animação prolonga-se noite dentro, em vários palcos espalhados na Baixa da cidade. É um cartaz diverso e há animação para toda a família. A entrada em 2018, em Coimbra, ficará marcada por uma sessão de fogo-de-artifício sobre o rio Mondego, que terá a duração de cerca de oito minutos. Numa noite em que se espera…
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, visitou esta manhã o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, onde estão patentes ao público parte das exposições que integram a Anozero - Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra. Acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, pela vereadora da Cultura da CMC, Carina Gomes, pelo diretor do Centro de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), Carlos Antunes, e pela curadora-adjunta, Ana Luiza Teixeira de Freitas, entre outras personalidades, Caldeira Cabral visitou as várias exposições patentes no Mosteiro…
A exposição/venda de presépios artesanais, que a Câmara Municipal de Coimbra organiza, no Mercado Municipal D. Pedro V (antigo Posto Municipal de Turismo), até 6 de janeiro de 2018, no âmbito da programação de Natal e Fim de Ano 2017 – Luzes sobre a Baixa de Coimbra, apresenta representações da Natividade que surpreendem pela peculiaridade e pela riqueza de pormenores visíveis em muitos dos exemplares, desde os tradicionais aos contemporâneos. A iniciativa inclui mais de mil presépios, concebidos por cerca de quarenta artesãos, valorizando o…
São dezasseis os trabalhos vencedores da edição 2017 do desafio “Vamos Viver o Natal – Postal de Natal 2017”, que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) propôs aos alunos que frequentam as instituições de ensino público associadas à Rede de Bibliotecas de Coimbra, desde o nível pré-escolar ao secundário. No âmbito do trabalho desenvolvido ao longo do ano, o Município de Coimbra (através da Biblioteca Municipal) e a Rede de Bibliotecas de Coimbra aliam, com este projeto, a leitura à área da ilustração, como forma…
As atividades, do programa “Luzes sobre a Baixa de Coimbra – Natal e Fim de Ano 2017”, têm atraído cada vez mais pessoas às principais artérias do coração da cidade. A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carina Gomes, acompanhou no sábado, algumas dessas iniciativas que representam uma crescente aposta da autarquia na dinamização cultural e social da Baixa. Carina Gomes assistiu às atuações do Grupo Etnográfico de Cantares e Danças de Assafarge, do Grupo Folclórico de Coimbra e do Rancho Folclórico…