Sala da Cidade acolhe exposição de postais ilustrados de Coimbra

“Postais ilustrados de Coimbra. Partilha de lugares e passagens” é o título da exposição que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) leva a cabo, de 20 de janeiro a 24 de março, na Sala da Cidade. A exposição resulta de uma seleção de cerca de 400 postais ilustrados de Coimbra, que a CMC adquiriu ao colecionador Pedro Bandeira, os quais integram a coleção do acervo municipal da imagoteca.

Esta exposição integra um conjunto de postais, cronologicamente situados em meados do século XIX, que permitem ter uma outra visão da cidade e contando um pouco da sua história. Isto mesmo é o que também poderá ser apreciado através da exibição, em LCD, de uma série mais alargada de postais ilustrados da mesma época e temática.

Nas últimas duas décadas, as redes sociais ganharam primordial importância no registo de vivências e partilha de experiências, emoções e lugares. Um dos antecedentes históricos deste meio informal de comunicação e socialização é o postal ilustrado que, sendo informativo, continha igualmente grande carga emotiva. Os postais fazem-nos reviver e reconhecer emoções que nos chegam através da escrita que neles figuram, para além das informações igualmente interessantes que os próprios veiculam.

O postal ilustrado surgiu na segunda metade do séc. XIX e tinha como objetivo simplificar a comunicação e torná-la mais económica. Com o passar do tempo, tornou-se num objeto documental estético de dupla memória: a iconográfica e a mensagem escrita, quase sempre de afeição e saudade.

Esta exposição remete-nos para a função do postal ilustrado permitindo a exploração da sua imaterialidade e simbolismo.

Estará patente até ao dia 24 de março, de terça a sábado, entre as 13h00 e as 18h00.

A entrada é livre.