Teatro de rua, concertos, conferência/jantar natalício e Feira das Velharias integram a programação de Natal da CMC até sábado

No âmbito da programação municipal integrada no projeto “Luzes sobre a Baixa de Coimbra – Natal e Ano Novo 2017” decorrem, nos próximos dias, diversos momentos de animação, na Baixa de Coimbra, através de teatros de rua (quinta, sexta e sábado) a cargo da Voix de Ville Associação Cultural.

O teatro itinerante, dirigido ao público em geral, apresentará três espetáculos distintos: “O Reino das Fadas” (quinta-feira, dia 21, e sexta-feira, dia 22, às 11h00 e às 12h15); “Mother(s) of Dragons” (quinta-feira, dia 21, às 16h00 e 17h15 e sábado, dia 23, às 11h00 e às 12h15); e “Mil e uma Noites” (sexta-feira, às 15h30 e às 16h45 e sábado, às 15h30 e às 16h45).

Voix de Ville é uma associação cultural, formada em 2010, e dedica a sua atividade ao teatro de variedades/cabaret e, mais recentemente, ao teatro de rua, com várias residências artísticas realizadas (Pensão Amor e Palácio Foz, em Lisboa e Cine Incrível, em Almada). Participa em eventos temáticos, de norte a sul do país, como feiras romanas, medievais, de fantasia, sexta-feira 13 (em Montalegre), festivais, entre outros. O projeto Voix de Ville é caracterizado por apresentações exuberantes, de elevada beleza e originalidade, quer ao nível de figurinos, quer em termos de marionetes que assumem, nos três espetáculos, personagens singulares.

O Reino das Fadas (sinopse): A rainha das fadas passeia com o seu animal de estimação, uma fauna, e a sua irmã mais nova, uma fada, e vão interagindo com as pessoas de forma cómica e espalhando pó de fada nas crianças que se portam bem para lhes realizar os desejos.

Mother(s) of Dragons (sinopse): As guardiãs dos dragões Francisco, Oli e Vitória passeiam-nos pelo recinto e estas simpáticas criaturas mitológicas metem-se com toda a gente e brincam, como animais que são. Um sonho alegre para todos os amantes de histórias de dragões, da Guerra dos Tronos e sobretudo da História Interminável.

As Mil e Uma Noites (sinopse): Um génio da lâmpada anda pelo recinto a adivinhar os desejos das pessoas e a conceder-lhes o que querem, mas nem sempre faz um trabalho competente… Então, como compensação, deixa o público escolher qual a face de uma das suas duas belas odaliscas prefere ver.

O final da tarde de hoje, quinta-feira, pelas 18h30, será preenchido com um concerto de Natal, na antiga igreja do Convento São Francisco, protagonizado pela Orquestra Clássica do Centro. Organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, o acesso é gratuito, mediante levantamento de bilhetes disponíveis na bilheteira do Convento São Francisco, diariamente, entre as 15h00 e as 20h00.

A Casa da Escrita acolhe, hoje, a partir das 20h00, mais uma conferência e jantar temático integrados no evento “Sabores da Escrita”, desta vez, dedicado à gastronomia natalícia. Uma conferência dedicada ao tema “A gastronomia da época natalícia - breves notas históricas”, por Rui Cascão (Professor Associado aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), e um jantar, com uma ementa em que abonam as iguarias da quadra que vivemos, animado com apontamentos cénicos (pela Companhia de Teatro Viv’Arte) e cantares de Natal (pelo Grupo Folclórico e Etnográfico do Brinca/Eiras) prometem um serão inspirador.

Por se tratar do quarto sábado do mês sairá à rua, no dia 23 de dezembro, mais uma edição da Feira de Exposição e Mostra de Velharias de Coimbra. Na Praça do Comércio, entre as 9h00 e as 19h00, comercializam-se objetos relacionados com os mais diversos setores de atividade, antiguidades, como peças de cerâmica, joalharia, ourivesaria, latoaria e inúmeros utensílios domésticos, sem esquecer os livros a avaliar pela presença assídua de alfarrabistas no evento.

O coro Advocal, da Associação Artística do Distrito Judicial de Coimbra atua, no sábado, dia 23, pelas 18h00, no átrio dos Paços do Município, com repertório natalício interpretado por um coro exclusivamente masculino.