Ciclo “Coimbra (t)em Poesia” com Maria Helena Teixeira e Carla Furtado Ribeiro

As poetas Maria Helena Teixeira e Carla Furtado Ribeiro são as convidadas da próxima sessão do ciclo mensal “Coimbra (t)em Poesia”, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, que irá decorrer na Casa da Escrita (Rua Dr. João Jacintho, n.º 8). A iniciativa decorre na próxima quarta-feira, dia 29 de novembro, a partir das 18h15 e tem entrada livre.

Maria Helena Teixeira nasceu no Porto. Licenciou-se em Ciências Físico-Químicas, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e é, desde 1973, docente no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

A par da carreira académica dedica-se, desde a década de 90, à escrita poética, atividade que divulgou em 1999, com a publicação do primeiro livro de poesia “Instantes”, a que se seguiram “A Lua Tem Frio” (2001), “Asas e Sombras” (2005), “Não Me Ensines a Estrada” (2009), “O Silêncio É Um Rio” (2012), “O Vento Ainda Sopra” (2016) e “Sobre Mim Um Verso Que Eu Não Escrevi” (2017).

Tem participado com poemas e prosa poética em alguns livros e antologias e escreve com alguma regularidade para a revista “As Artes entre As Letras”, do Porto.

Carla Furtado Ribeiro nasceu em Coimbra. É licenciada em Direito, pela Universidade de Coimbra. Integra o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desde o ano 2013.

Publica poesia no blogue que designou “Imitação da vida”. Em 2013 deu à estampa o seu primeiro livro de poesia “[Em Silêncio]”. Viu, recentemente, três poemas de sua autoria serem publicados na Revista científica “Letras com vida – Literatura, Cultura e Arte”, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2017). Prepara atualmente um novo livro de poesia.