Descobrir Coimbra no Dia Mundial do Turismo

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) convida a comunidade local e os visitantes da cidade a comemorar o Dia Mundial do Turismo, já no próximo dia 27 de setembro (quarta-feira).

A Organização Mundial do Turismo, que instituiu, em 1980, o Dia Mundial do Turismo, dedica esta efeméride ao “Turismo Sustentável – Uma ferramenta para o desenvolvimento”. A edição desta celebração anual enfatiza a importância do turismo sustentável a nível social, cultural, económico e político e a sua ligação a uma maior consciencialização do rico património existente nas diversas civilizações de todo o mundo e do seu contributo para o fortalecimento da paz no mundo.

Numa cidade em que o turismo, associado ao valioso património existente, concorre para o desenvolvimento da sustentabilidade, a programação permite descobrir, de forma lúdica e cultural, algum do nosso mais emblemático património material e imaterial, através da realização de duas visitas guiadas (“Tradições Académicas e a Canção de Coimbra” e “Os Beneditinos em Coimbra”) ou uma visita orientada às tabernas da Baixa (incluindo merenda no “Mija Cão”).

A mais atrativa linha dos SMTUC – a Linha do Botânico – poderá ser, também, um excelente convite ao usufruto de um espaço verde em pleno coração da cidade. Disponível, ainda, o autocarro panorâmico Yellow Bus – Funtastic Coimbra, que faz um tour pela cidade.

As visitas guiadas e a rota das tabernas implicam inscrição prévia.

8h00 – 20h00 | Da Baixa à Alta pelo Botânico
Linha Botânico | SMTUC
Custo: Tarifário em vigor na restante rede de transportes dos SMTUC

10h00 – 18h00 | Yellow Bus – Funtastic Coimbra
Autocarro panorâmico
Início da viagem: Largo da Portagem

15h00 | Visita Guiada Tradições Académicas e a Canção de Coimbra
Local de Encontro: Sé Nova
Inscrições obrigatórias: 239 702 630/239 857 500
A visita realiza-se com um mínimo de 10 e um máximo de 30 inscritos.

Sinopse | Visita guiada pelas ruas da Alta da cidade que aborda a temática das tradições académicas, das repúblicas, das vivências entre estudantes e futricas e o seu contributo na evolução da Canção de Coimbra. O itinerário pretende potenciar, divulgar, preservar e dar a conhecer um património material e imaterial de excelência, intimamente ligado à cidade, às suas tradições académicas, percorrendo algumas das ruas onde muitos dos seus mais conceituados autores viveram e onde muitas das Serenatas decorreram, terminando no mais recente núcleo dedicado à Guitarra e ao Fado, na Torre de Anto.

18h00 | Visita Guiada Os Beneditinos em Coimbra
Local de Encontro: Largo D. Dinis
Inscrições obrigatórias: 239 702 630/239 857 500
A visita realiza-se com um mínimo de 10 e um máximo de 30 inscritos.

Sinopse | Visita guiada cujo objetivo é dar a conhecer o antigo património (edificado e natural) desta ordem religiosa, que chega à cidade de Coimbra na primeira metade do século XVI.

O objetivo deste percurso insere-se na promoção da identidade multicultural e de tolerância intelectual sempre presente nas vivências urbanas conimbricenses, no pormenor arquitetónico e patrimonial existente nas suas histórias atraindo, deste modo, um maior número de visitantes a este espaço nobre da cidade.

18h00 | Rota das Tabernas
Visita às Tabernas Antigas da Baixa
Local de Encontro: Largo da Portagem

19h00 – 20h30 | Merenda na Taberna “Mija Cão”