Visitas guiadas da CMC para agosto de 2017

A Câmara Municipal de Coimbra dá seguimento ao seu programa de visitas guiadas. Um conjunto de atividades que tem agradado aos munícipes e visitantes e registado uma procura crescente, a que não é alheia a aposta do Município no aumento da qualidade destes percursos culturais e respetiva diversificação.

Durante o mês de agosto de 2017, estão previstas as seguintes visitas:

Dia 12, 15h00: Coimbra dos Escritores – “Coimbra n’ A Criação do Mundo de Miguel Torga”

Visita guiada a espaços exteriores associados ao percurso estudantil, intelectual e profissional de Miguel Torga, que “se pudesse recomeçar a vida gostaria de ser mais poeta ainda”.

Prosador e poeta de grande importância para a literatura portuguesa cuja obra traduz não só a sua rebeldia contra as injustiças e o seu inconformismo perante os abusos de poder, mas também reflete o seu apego à ruralidade e à terra.

Com esta visita pretende-se desafiar a curiosidade dos visitantes para a obra de Miguel Torga e o seu contributo na afirmação e desenvolvimento da literatura portuguesa, bem como promover o património literário português com especial enfâse no contributo intelectual que Coimbra tem como centro difusor e produtor de cultura.

Local de encontro: Largo Dom Dinis, na Universidade de Coimbra

Dia 22, 15h00: Roteiro Religioso - “Irmã Lúcia”

O Memorial Irmã Lúcia, um dos espaços que integra a Rota dos Museus da cidade de Coimbra, retrata a vida e obra de uma personalidade impar ligada a um dos maiores fenómenos religiosos do século XX.

Coimbra, cidade eleita por esta irmã carmelita para seu recolhimento religioso e espiritual, encontra-se estrategicamente posicionada quer na passagem da Rota Mariana quer dos Caminhos de Santiago.

Cidade com largas tradições histórico-religiosas desde o século XII, tanto pela existência do maior santuário de peregrinação até ao século XX, como pelo facto de ter sido a terra espiritual de um dos maiores santos da história.

Esta visita tem como objetivo divulgar um património único de grande riqueza existente na cidade que se encontra intimamente ligado a rotas de peregrinação nacionais e internacionais, pela sua centralidade, e que são difusoras de grande fluxo de turistas.

Local de encontro: entrada do Memorial da Irmã Lúcia

Entrada paga: 1 euro

Funcionamento da visita:

Inscrição indispensável via telefone, ou presencial, limitada a 20 pessoas. A visita só é realizada com um mínimo de 6 pessoas.

Dia 29, A Arte em Coimbra – “Arquitetos e Arquitetura Contemporânea”

Visita guiada que associa os arquitetos e a arquitetura, do início do século XX até ao século XXI, ao desenvolvimento da cidade de Coimbra neste período, através da observação de património edificado.

Em diferentes épocas da história, as sociedades foram sendo modeladas por grandes nomes e correntes artísticas, quer na arquitetura quer nos estilos que por sua vez deixaram a sua marca, o seu cunho, e que chegou até aos nossos dias.

Deste reviver de épocas, à introdução das Escolas de Belas Artes, de Arquitetura, novas ideias, técnicas e materiais, cada região foi criando uma corrente própria com conceitos inovadores, adequados a uma era contemporânea onde o sonho é o limite.

O objetivo desta visita temática é o de apresentar e promover alguns exemplares destas novas correntes artísticas, de pensamento, de espaço, de lugar, do património edificado na cidade, reforçando a qualidade do mesmo e realçando a persistente adaptação da cidade às mudanças dos tempos e épocas.

Local de encontro: Junto à Estátua de Joaquim António de Aguiar, à Portagem.

As visitas realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30. Os interessados devem fazer a sua inscrição, via telefónica ou presencial, na CMC (Casa Aninhas – 239 857 500 ou Casa Municipal da Cultura – 239 702 630). As visitas têm o seu início às 15h00. Todas as entradas pagas são da responsabilidade dos participantes, que são devidamente informados dessa circunstância.