Exposição documental que evoca 500 Anos do Foral Manuelino pode ser visitada até 20 janeiro 2018

A Câmara Municipal de Coimbra alargou o prazo de abertura ao público da exposição “Coimbra 1516: O Foral Manuelino”, evocativa dos 500 Anos da atribuição do Foral Manuelino à cidade. Patente desde outubro do ano de 2016, previsto o seu encerramento para o passado dia 28 de outubro, a exposição poderá ser visitada, agora, até ao dia 20 de janeiro de 2018.

Distribuída por dois espaços municipais – Torre de Almedina e Arquivo Histórico Municipal – a exposição documental evoca a atribuição, há 500 anos, do Foral Manuelino a Coimbra. Na Torre de Almedina – local onde foi entregue o documento regulador da cidade de Coimbra, em 1516, antiga sala da vereação – estão patentes painéis informativos que contextualizam o aparecimento deste foral e caraterizam a cidade na época manuelina; no Arquivo Histórico Municipal (no r/c da Casa Municipal da Cultura) é exibido o original do foral manuelino de 1516, acompanhado de outros forais e documentos do século XVI, como Livros de atas da Vereação e dos Privilégios dos Cidadãos de Coimbra, com a particularidade de estarem legendados, também, em braille.

O foral manuelino vem confirmar alguns dos direitos e deveres consignados nos anteriores documentos reguladores do Concelho (1085, 1111 e de 1179), atualizando regras e tributos. Com a reforma dos forais “novos”, D. Manuel I, rei descobridor e venturoso, ciente dos seus deveres políticos e sociais, regulamentava e simultaneamente fortalecia o seu poder. Este documento testemunha a dinâmica económica e social do concelho, mostrando-nos uma cidade onde decorreram, nesta altura, vários melhoramentos.

Patente até ao dia 20 de janeiro do próximo ano, de acesso gratuito, a exposição pode ser visitada, inclusivamente, por grupos escolares do Ensino Secundário sendo apenas necessário efetuar inscrição através do e-mail cultura@cm-coimbra.pt.

“Coimbra 1516: O Foral Manuelino” está disponível nos seguintes horários:

Museu Municipal| Núcleo da Cidade Muralhada: Torre de Almedina, Pátio do Castilho; de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Arquivo Histórico Municipal: Casa da Cultura, Rua Pedro Monteiro; de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.