Cidade do Conhecimento
  • Cidade do Conhecimento
  • Cidade do Conhecimento
  • Cidade do Conhecimento
  • Cidade do Conhecimento
  • Cidade do Conhecimento
  • Cidade do Conhecimento
  • Cidade do Conhecimento
Rota das Tabernas
Um passado/presente/futuro
Rota das Tabernas

O Município está a organizar o levantamento exaustivo das tabernas de Coimbra, que foram espaço de encontro e convívio de gerações de futricas e de estudantes, e a proceder a um plano de revigoramento, preservação, e valorização das que restam e que validam as raízes que prevalecem no tempo, no intuito de implementar uma "Rota das Tabernas de Coimbra".

As Tabernas são estabelecimentos característicos de épocas passadas que desempenharam um papel importante nas comunidades em que se inseriram, sendo testemunhos da vida económica, social, cultural e, até, política das populações.
Proliferaram como espaços de venda a retalho, de produtos alimentares, designadamente, produtos locais e regionais, com evidência para o vinho, tornando-se pólos de sociabilidade, sobretudo, entre as classes populares. Acentuadamente marcantes na época pós-revolução industrial, intensificaram-se, também, com o ambiente criado pela vida académica, nas vilas e cidades com estabelecimentos de ensino.
A cidade de Coimbra foi pródiga em tabernas. Espalharam-se pela urbe e conciliaram, no seu seio, as diferentes peculiaridades que abraçam os estabelecimentos comerciais. Registam, no seu passado, momentos de relevante valor histórico, que manifestam as vivências e os protagonistas das gerações que as utilizaram e que fazem parte integrante da História de Coimbra.
Pretendendo preservar a identidade e memória citadinas, torna-se evidente manter esta herança, que tem resistido à avalanche demolidora de snacks, de cafés, de pubs e de pensões.
Com o objectivo de transmitir o património recebido e usufruir, no presente, do modus vivendi deste característico sector social de Coimbra, o Município encetou um levantamento exaustivo, tendo encontrado três dezenas de estabelecimentos em pleno funcionamento.
Este é o resultado de uma primeira fase de levantamento/caracterização das tabernas efectuado, que abrangeu as freguesias de Santa Cruz e São Bartolomeu (na zona da Baixa) e as freguesias de Almedina e Sé Nova (incluídas na zona da Alta).

OBJECTIVOS FUTUROS: O Município procede, agora, à segunda fase do levantamento das tabernas históricas de Coimbra, em outras zonas da cidade, que permitirá, em breve, completar a ROTA DAS TABERNAS DE COIMBRA, traçando-se um "mapa" de zona de tabernas e um roteiro de "comes e bebes" tradicionais, factores que resultarão numa mais-valia turística e cultural para Coimbra e a Região Centro. 

Mais Infomações
Casa da Cultura
t:239702630

Clicar para abrir
Clicar para abrir
Clicar para abrir
 

Mapa do Site Mapa do site

Contactos Contactos

 

© Câmara Municipal de Coimbra - Praça 8 de Maio - 3000-300 Coimbra
Linha Verde: 800 202 126 - Tel.: 239 857 500 - Fax: 239 820 114 - E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
Coordenadas Km 0: Latitude: 40º 12' 40,26" N ; Longitude: 8º 25' 44,96" W

Suportado por todos os browsers
Resolução Mínima: 1024 X 768

Acessibilidade