Membros do 5º Congresso UNESCO UNITWIN recebidos na CMC

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, e a vereadora da Cultura e Turismo, Carina Gomes, receberam hoje os membros da Rede UNESCO-UNITWIN Turismo, Cultura e Desenvolvimento, no Salão Nobre dos Paços do Município, no âmbito do 5º Congresso UNESCO UNITWIN 2017, que se realiza em Coimbra até ao próximo dia 22 de Abril.

“Como presidente da Câmara Municipal de Coimbra, quero que saibam que é um gosto muito grande receber, no Salão Nobre da Câmara Municipal, pessoas tão especialmente importantes”, começou por afirmar Manuel Machado. O autarca salientou que Coimbra “tem muito orgulho na nossa velha e nova Universidade” e “a Câmara Municipal apoia com todo o gosto e entusiasmo iniciativas como este encontro de Coimbra, em que há uma preocupação muito relevante do ponto de vista científico, na preservação e na proteção do Património”, afirmou.

“Identidade local e gestão turística dos sítios Património Mundial - Tendências e Desafios” é o tema em destaque no 5.º Congresso UNESCO UNITWIN.

O objetivo central desta conferência é promover a discussão e/ou reflexão sobre os desafios que, hoje e no processo de evolução futura, se colocam, resultantes da mutabilidade da relação entre a oferta turística em Sítios Património Mundial (como Coimbra), a manutenção de uma identidade e singularidade próprias, a diversificação das motivações da procura turística, a criação de uma animação turística local capaz de complementar uma ancoragem patrimonial internacionalmente reconhecida e a importância que as novas tecnologias assumem na gestão de um património que gera coesão social e solidariedade territorial.

A receção no Salão Nobre nos Paços do Município terminou com um cocktail de boas vindas a todos os membros do 5.º Congresso UNESCO UNITWIN. Consulte aqui o programa completo: http://unitwin2017.uc.pt/programa/