Grupo Folclórico e Etnográfico As Tecedeiras de Almalaguês recebeu licença de utilização da sede

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, entregou ontem a licença de utilização do espaço Museu e Sede do Grupo Folclórico e Etnográfico As Tecedeiras de Almalaguês, localizada na rua do Santo Cristo, em Almalaguês. O vereador da CMC do Urbanismo, Carlos Cidade, o presidente da Junta de Freguesia de Almalaguês, António Coelho, e a recentemente eleita presidente do Grupo Folclórico e Etnográfico As Tecedeiras de Almalaguês, Daniela Paiva, entre outras personalidades, também marcaram presença no ato de entrega.

O Grupo Folclórico e Etnográfico As Tecedeiras de Almalaguês foi fundado em 25 de dezembro de 1976. Tem como objetivo primordial preservar e fazer reviver os costumes, tradições, danças e cantares de Almalaguês e da sua freguesia. Nestas quatro décadas de existência, o grupo tem-se pautado pela pesquisa, recolha e preservação dos usos e costumes do povo entre meados do séc. XIX e princípios do séc. XX. Foi considerado Grupo de Interesse Folclórico pelo Departamento de Cultura e Turismo da CMC, é filiado na Federação do Folclore Português, é sócio fundador da Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego e foi declarado Coletividade de Utilidade Pública, em 1990.