Escola de Educação Sénior junta jovens e idosos em semana aberta

O vereador da Ação Social e da Educação da Câmara Municipal de Coimbra, Jorge Alves, assistiu ontem, no Pavilhão Centro de Portugal, ao espetáculo Viver com Arte, integrado na semana aberta à Comunidade de Educação Sénior de Coimbra - projeto de animação socioeducativa desenvolvido no âmbito de uma parceria entre o Instituto Humanus e a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC).

Esta semana aberta comemora cinco anos de atividade do seminário anual e tem como temática “Psicologia, Saúde e Desporto”, que neste ano fez parte das ações abertas à comunidade promovidas pela Escola Sénior. O evento, que se prolonga até dia 19 de maio, encerra o ciclo cultural organizado pela licenciatura de Animação Socioeducativa e de Turismo.

Na abertura do espetáculo Viver com Arte estiveram igualmente presentes o presidente da ESEC, Rui Mendes, e o presidente do Instituto Humanus, António Guilherme Leal.

Jorge Alves elogiou o trabalho desenvolvido por António Guilherme Leal que, como disse, “merece todo o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, que colabora no que é necessário”. Jorge Alves salientou ainda o importante trabalho que é desenvolvido, durante esta semana, com várias instituições do concelho de Coimbra e que envolve cerca de 500 idosos.

Como já ficou demonstrado, esta é uma semana repleta de atividades educativas e formativas, sociais e culturais de enorme significado, envolvendo diferentes públicos, que vão dos jovens aos seniores. A semana conta com seminários, exposições artísticas e de arte tradicional portuguesa, para além de pequenos espetáculos teatrais, de música e atividades desportivas.

O espetáculo Viver com a Arte, de Sandra Carvalho, juntou várias Instituições Particulares de Solidariedade Social e vários centros sociais e paroquiais, com música, pequenas peças de teatro, dança e o recordar de antigos pregões. Em alguns momentos de dança, os mais jovens juntaram-se aos mais idosos para a partilha do palco e de afetos.

Além deste lado mais lúdico, durante esta semana acontece também o V seminário “Psicologia. Desporto. Saúde em Harmonia”, a decorrer no auditório da ESEC. Houve já atividades de incentivo à leitura e vão acontecer também debates dedicados à temática da sexologia.

Como dizia António Guilherme Leal, presidente do instituto Humanus, no seu discurso, “um grande propósito deste projeto é que juniores e seniores possam, graças a estas interações, intencionais ou não, redefinir as imagens que têm uns dos outros”.