Notícias

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) proporcionou, esta sexta-feira, uma ida ao circo “Nederland” a um grupo de aproximadamente 230 idosos. A sessão teve início às 14h30, na grande tenda que se encontra instalada junto à companhia de Bombeiros Sapadores de CoimbrA CMC proporcionou um espetáculo de circo gratuito a pessoas que normalmente não têm acesso a este tipo de diversão. O público-alvo foram idosos utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Coimbra, com respostas sociais de Centro de Acolhimento, Centro…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, participou hoje na cerimónia de abertura da sessão de divulgação e esclarecimento sobre o Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais (PROCOOP), que decorreu no Grande Auditório do Convento São Francisco (CSF). A descentralização de competências, particularmente na área social, foi um dos temas abordados pelo presidente da CMC, que falou também na qualidade de presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). Manuel Machado quis deixar…
O vereador da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Alves, assistiu hoje, no Dia Mundial do Teatro, a uma sessão do projeto “Coisas do Amor”, que é promovido pela autarquia e está a ser desenvolvido pela companhia de teatro O Teatrão em oito Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho. A sessão de hoje decorreu no Centro de Apoio Social de Souselas (CASS), foi realizada pelo ator João Santos, e teve como destinatários 18 idosos dessa IPSS. “Este projeto cumpre o…
O vereador da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Alves, reuniu-se hoje, em Torres do Mondego, com a Comissão Social de Freguesia (CSF) local. Segundo Jorge Alves, “esta reunião serviu para fazer o balanço do trabalho da Comissão Social de Freguesia e ver a forma como está ser usado o Fundo Municipal de Emergência Social (FMES)”. O vereador ficou satisfeito pela forma como o apoio aos mais desfavorecidos está ser realizada. Já o presidente da Junta de Freguesia de Torres do Mondego,…
Coimbra acolheu hoje uma sessão pública de esclarecimento sobre a nova Prestação Social para a Inclusão e o novo Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI), duas medidas de proteção social na área da deficiência que se encontram em consulta pública. A sessão decorreu no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC), foi presidida pelo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e contou com a participação, entre outros, da secretária de Estado da Inclusão…
O vereador da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Alves, reuniu-se esta terça-feira, em S. Martinho do Bispo, com a Comissão Social de Freguesia (CSF) da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades. Segundo Jorge Alves, “a reunião serviu para fazer o ponto de situação do trabalho de apoio aos desfavorecidos da maior Comissão Social de Freguesia do concelho”. Neste encontro foi também feito o balanço de aplicação do Fundo Municipal de Emergência Social (FMES). “Este é…
O vereador da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Alves, reuniu-se hoje, em Cernache, com a Comissão Social de Freguesia (CSF) local. Segundo Jorge Alves, o objetivo destes encontros “é fazer o balanço do trabalho desenvolvido pela Comissão Social de Freguesia”. Nesse âmbito, o vereador constatou que “a CMC conseguiu criar, com os parceiros, uma verdadeira rede de intervenção social”. Também na opinião do presidente da Junta de Freguesia de Cernache, Victor Carvalho, “este é um trabalho muito importante que a Câmara…
O vereador da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Alves, reuniu-se esta terça-feira, em Brasfemes, com a Comissão Social de Freguesia (CSF) local. Segundo Jorge Alves, o objetivo deste encontro “foi fazer o balanço do trabalho desenvolvido pela Comissão Social de Freguesia de Brasfemes e olhar para o futuro em termos de políticas sociais municipais neste território”. O encontro serviu, igualmente, segundo o vereador, para verificar como está a ser aplicado o Fundo Municipal de Emergência Social (FMES). O que permitiu concluir:…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) proporcionou hoje uma ida ao circo Allegia, instalado na Praça da Canção, a um grupo de 400 idosos, numa sessão que durou das 14h00 às 16h30. Antes de começarem os números, António Devesa, chefe da divisão de Educação e Ação Social deu as boas vindas em nome do vereador Jorge Alves, desejando que esta fosse uma tarde diferente e divertida e agradeceu a parceria com o Circo Allegria.Esta ação está enquadrada nas iniciativas que o Município leva a cabo…
O vereador da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Alves, reuniu-se hoje, em Eiras, com a Comissão Social de Freguesia (CSF) de Eiras e São Paulo de Frades. Segundo Jorge Alves, o objetivo destes encontros “é fazer o balanço do trabalho desenvolvido pela CSF e perspetivar o futuro em termos de políticas sociais neste território”. As CSF, a funcionar em pleno desde 2014, têm um papel relevante no contexto da Rede Social. Cabe às CSF sinalizar as situações mais graves de pobreza…
O vereador da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Alves, reuniu ontem na Junta de Freguesia de Martinho de Árvore com a respetiva Comissão Social de Freguesia (CSF) e, hoje, deslocou-se à Junta de Freguesia de Almalaguês, onde reuniu com a respetiva CSF. “O objetivo destes encontros é avaliar as implementações da política social municipal e do FMES [Fundo Municipal de Emergência Social]”, afirmou o vereador da Ação Social da CMC, que pretende ter reuniões com todas as CSF, nas respetivas juntas.…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aumenta para 100.000 euros a verba total do Fundo Municipal de Emergência Social (FMES) para o corrente ano, consoante proposta aprovada, por unanimidade, na reunião do executivo de ontem. O FMES visa assegurar as condições mínimas de vida com dignidade aos agregados familiares mais vulneráveis das várias freguesias e uniões de freguesia do concelho e promover a melhoria da sua qualidade de vida. Foi lançado em 2015, então com uma dotação de 68.000 euros que, no ano passado, subiu…
O vereador responsável pela área da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Alves, reuniu ontem na Junta de Freguesia de São João do Campo com a respetiva Comissão Social de Freguesia (CSF). Segundo Jorge Alves, o objetivo destes encontros “é avaliar a implementação da política social municipal e da implementação do FES [Fundo de Emergência Social]”. Esta foi a primeira das reuniões que o vereador pretende ter com todas as CSF, nas respetivas juntas. De salientar que as CSF - que começaram…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, e o vereador da Ação Social, Jorge Alves, receberam esta semana, nos Paços do Município, o presidente da direção do Centro de Solidariedade Social da Adémia (CSSA), Rogério Gomes, o vice-presidente, José Gaspar, e o vogal, Valdemar Barbeiro. A construção de uma futura Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) foi o tema principal da reunião. Manuel Machado alertou para o lançamento, em breve, de um aviso para a abertura de um concurso de apresentação de candidaturas,…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) acionou o Plano Municipal de Contingência para Vagas de Frio 2016/2017, que estará em vigor pelo menos até ao próximo sábado. O plano dirige-se sobretudo às populações mais vulneráveis do concelho, nomeadamente aos sem-abrigo. Aplicável entre 1 de novembro e 31 de março de 2017, tem como objetivo dar uma resposta eficaz e atempada às necessidades que possam surgir pela ocorrência das chamadas vagas de frio – com graves riscos para a saúde humana e o potencial aumento de…
Um grupo de cerca de 25 elementos da Unidade de Cuidados na Comunidade Norton de Matos (UCCNM) cantou hoje as janeiras, no átrio da Câmara Municipal de Coimbra. O presidente da CMC, Manuel Machado, a vice-presidente, Rosa Reis Marques, e a coordenadora da UCCNM, Clara Lopes, estiveram presentes na iniciativa. Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem!…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou hoje, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, sete contratos de arrendamento e um de comodato que permitem alojar um total de 16 pessoas com baixos recursos. No caso dos arrendamentos, trata-se de um T1, dois T2 e quatro T3 situados nos bairros da Rosa, Fonte da Talha e Ingote e nas ruas Direita e Verde Pinho. As rendas apoiadas a pagar oscilam entre os 4,19 euros por um T2 e os 80,09…
A Câmara Municipal de Coimbra foi um dos municípios hoje galardoados com a Bandeira Verde com Palma, atribuída por boas práticas e políticas “amigas das famílias”. A cerimónia de entrega do galardão de “Autarquia + Familiarmente Responsável” aconteceu na Fundação CEFA (Centro de Estudos e Formação Autárquica), em Coimbra. O reconhecimento resulta de um inquérito realizado a nível nacional pela entidade promotora do projeto, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), que avalia as políticas de família dos municípios em diferentes áreas de atuação. Coimbra…
Ao discursar no terceiro painel das Primeiras Jornadas do Observatório do Envelhecimento – Por Um envelhecimento Positivo, organizadas pela Associação de Aposentados e Pensionistas Reformados (APRe!), o vereador da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra CMC), Jorge Alves, anunciou que o projeto de Regulamento de Funcionamento da Comissão Municipal de Proteção do Idoso de Coimbra (CoMPIC) irá ser apresentado na próxima sessão da Assembleia Municipal de Coimbra, a decorrer no próximo dia 16 de novembro. Segundo o vereador, “esta comissão deverá estar a funcionar…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por maioria, na sua reunião de ontem, uma proposta para a inclusão de uma adenda ao Plano Municipal de Transportes Escolares, aprovado em maio passado, que possibilite que os alunos das turmas do 5º, 7º e 10º das Escolas Particulares e Ensino Cooperativo do concelho, que pertençam a agregados familiares com comprovada carência financeira, possam usufruir dos benefícios sociais estipulados nesse plano municipal. Um apoio que abrangerá cerca 50 alunos e que significa uma despesa estimada…