Jovens do terceiro ciclo e do secundário mostraram ideias de negócios em final municipal

A final do Concurso Municipal de Ideias de Negócios + Expo Empresas, integrada no Programa Empreendedorismo na Escolas, promovido pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM-RC), realizou-se hoje, no Auditório do Conservatório de Música de Coimbra. O evento contou com a presença do vereador da Educação da Câmara Municipal de Coimbra, Jorge Alves.

Este programa, que já vai na sua quarta edição, tem como objetivos incentivar o espírito empreendedor, de iniciativa, de cooperação e a criatividade nos jovens em idade escolar, num contexto de construção do desenvolvimento da região. Estiveram envolvidos no Programa 8 escolas do 3.º ciclo e ensinos secundário e profissional, 9 turmas, 13 professores e 174 alunos.

Para a final Municipal foram selecionadas, pelo Município, e de acordo com o Regulamento, 10 das 18 ideias que foram submetidas a concurso. Ao todo, nesta final, foram apresentadas 13 Ideias de Negócio, 3 do 3.º Ciclo do Ensino Básico e 10 do ensino secundário e profissional, envolvendo, no total, 99 alunos e 13 professores, 13 turmas e 8 escolas.

No 3.º Ciclo a ideia vencedora foi o projeto “Aromas à la Carte”, do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, apresentada por alunos da turma 7º A, e que teve como coordenadoras as professoras Alexandra Rodrigues e Ana Cristina Almeida.

A ideia apresentada consiste num KIT, constituído por uma caixa de madeira tratada, em que são plantadas ervas naturais de acordo com a pretensão do consumidor e que funcionam como substitutos do sal e do açúcar.

No ensino secundário e profissional a ideia vencedora foi o projeto SPA – Sistema para Poupança de Água, da autoria do aluno Francisco Barreto, da Escola Secundária de Avelar Brotero, cujo objetivo é o de minimizar o desperdício de um dos elementos essenciais para a vida na Terra, a água, através de um mecanismo que permite o aproveitamento do desperdício de água fria quando se pretende utilizar água quente nas torneiras em nossas casas.

Para além da ideia vencedora, foi atribuída pelo júri uma menção honrosa à turma do 8.º ano da EB 2 3 Silva Gaio, cujo projeto foi desenvolvido por alunos integrados no ensino especial. Todas as ideias surpreenderam pela sua originalidade, criatividade e inovação, o que deixou o júri com uma tarefa difícil para selecionar os vencedore

As duas ideias vencedoras irão representar o Município de Coimbra, no próximo mês de abril, em Mortágua, para o 3º Ciclo, e, no mês de maio, em Tábua, para os ensinos secundário e profissional, em que estarão em concurso os 19 projetos provenientes de cada um dos 19 municípios que integram a CIM da Região de Coimbra.

Para o vereador da CMC Jorge Alves “estes concursos de empreendedorismo são importantes pois desenvolvem nos jovens do 3.º Ciclo e do Secundário um conjunto de competências que vão ser uteis no futuro profissional”.