Jogos de Coimbra arrancaram em Eiras com boa participação em Corta Mato

A 14.ª edição dos Jogos de Coimbra arrancou hoje, na modalidade de atletismo com o Corta Mato de Eiras, nos terrenos anexos ao Campo do Vale do Fojo, na União de Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades. O vereador do desporto da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carlos Cidade, o presidente da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, Fernando Abel, entre representantes de outras entidades, marcaram presença nas cerimónias de entrega de prémios.

“Estamos a iniciar a 14.ª edição dos Jogos de Coimbra e a recuperar uma tradição que, do ponto de vista desportivo, teve grande êxito até ao ano de 2001”, afirmou Carlos Cidade, salientando que se trata de um evento “que agrega várias modalidades e está aberto a todos os que queiram participar.”

Para o autarca, “a participação de uma centena pessoas de todos os escalões marca o êxito do arranque do arranque dos Jogos de Coimbra”, referindo que, “ainda durante o mês de abril, maio, junho e julho, outras modalidades irão ter o seu espaço pelas freguesias do concelho de Coimbra”.

“Queremos que 2017 seja o ano do desporto para todos no concelho de Coimbra”, afirmou Carlos Cidade.

Por seu turno, Fernando Abel manifestou o seu agrado por a autarquia ter recuperado os Jogos de Coimbra, salientando ser um estímulo ver “as crianças, os meninos e todos os que aqui vieram correr” envolvidos na prática desportiva. “Em Eiras ficamos extremamente contentes por acolher este tipo de provas”, afirmou o presidente da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades.

Os Jogos de Coimbra são organizados pela autarquia e contam com a colaboração das uniões e juntas de freguesia do concelho, das associações e federações desportivas. O evento desportivo pretende assim, ser um fator de integração e inclusão de todos os munícipes na prática da atividade física e do desporto, promovendo a confraternização entre todos os participantes e estimulando a identidade e sentido de pertença por parte das populações às suas freguesias.

A edição de 2017 incluí, pela primeira vez, o desporto adaptado e vai disputar-se nas modalidades de andebol, atletismo, basquetebol, boccia, futebol, futsal, mini-triatlo, natação e voleibol, além dos jogos tradicionais.

As provas vão decorrer até julho, culminando com a realização dos Jogos Sem Fronteiras, em que estarão presentes 32 equipas, uma de cada freguesia e também a última equipa que representou Coimbra, em Itália, no ano 1991.

Consulte aqui as classificações da prova.