Notícias

O Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra da Câmara Municipal de Coimbra (situado na Torre de Anto) recebeu, esta quarta- feira, Nuno Silva (cantor que se iniciou nos anos 90) para uma conversa, na qual deu testemunho do seu tempo de inclusão estudantil na Canção de Coimbra, do seu contributo, assim como da sua análise aos tempos atuais. Nuno Silva afirmou que o “amadorismo está inerente ao que se faz em Coimbra”, por dois fatores, “porque o fazemos com amor e porque o…
O grande auditório do Convento São Francisco (CSF) recebe, no próximo dia 2 de maio, pelas 21h30, um concerto da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública (PSP), oferecido ao Município de Coimbra por ocasião do 139.º aniversário da PSP de Coimbra. O espetáculo conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e a participação especial da fadista Joana Amendoeira e do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra (UC). Na conferência de imprensa de apresentação do espetáculo, que decorreu hoje,…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) lançou, no passado dia 30 de março, um concurso público para a aquisição de serviços nas áreas técnicas de luz, vídeo, áudio, maquinaria de cena e direção técnica para o Convento de São Francisco. Os concorrentes tinham de apresentar propostas para um prazo de nove meses e o preço não poderia ultrapassar 135.000 euros (+IVA). A empresa vencedora deste concurso público é a Luís Bastos – Creative Lighting Solutions, Unipessoal, Lda., pelo valor de 115.425 euros, acrescido de IVA…
O Convento São Francisco (CSF) Coimbra, Cultura e Congressos celebrou, este sábado, um ano de atividade com um concerto de Dulce Pontes. A celebração aconteceu no Grande Auditório, que se apresentou praticamente lotado. Entre as muitas individualidades presentes, destaque para o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, para a vereadora da cultura, Carina Gomes, ou para o músico Rui Veloso e o mágico Luís de Matos.Senhora de uma voz poderosa e arrebatadora, Dulce Pontues apresentou um concerto que misturou vários estilos de…
 A Fundação Inês de Castro entregou ontem, no Hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra, o seu prémio literário, referente a 2016, ao poeta Rui Lage, pela obra "Estrada Nacional", enquanto Maria Velho da Costa recebeu o prémio carreira.A cerimónia foi presidida pelo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, que entregou o prémio a Rui Lage. Já o prémio carreira foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, à antiga ministra Isabel Pires de Lima devido à ausência de Maria Velho…
O Convento São Francisco (CSF) celebra amanhã um ano de atividade com um concerto de Dulce Pontes. Um ano experimental, mas que contabiliza a passagem de cerca de 20 mil congressistas, mais de 35 mil espetadores e várias centenas de artistas pelo espaço, informou hoje o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, na conferência de imprensa de balanço de um ano atividade do CSF, que decorreu no Café-Concerto deste complexo. Mas muito mais aí vem. Grigory Sokolov, The Gift, José González, Salvador…
O modelo de gestão do Convento São Francisco (CSF) foi um dos temas abordados, hoje, na conferência de imprensa de balanço de um ano de atividade do CSF, que decorreu no Café-Concerto do CSF, logo após a inauguração do novo parque de estacionamento do complexo. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, considerou que a criação de uma empresa municipal será a “solução mais adequada” para a gestão do CSF. “A minha opinião é que a solução poderá ser criar uma empresa…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, pediu à Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF) 2017 melhorias na imagem da festa estudantil, o que, no seu entender, contribuirá para tornar esta celebração ainda mais única no contexto nacional. O autarca recebeu hoje a COQF 2017, na Sala de Despacho Privado do Município. Por seu turno, Luís Lobo, secretário-geral do evento, apresentou as atividades que durante mês e meio pretendem reaproximar mais a Queima das Fitas à cidade. A vice-presidente da CMC,…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) voltou a organizar, de 9 a 12 de março, na Casa Municipal da Cultura, a Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada. Foi a segunda edição de um evento que se revelou um êxito já no seu ano de estreia, 2016, e que está a conquistar o seu espaço no calendário de eventos nacionais de Banda Desenhada (BD). O executivo municipal da CMC teve conhecimento, na sua reunião de ontem, do relatório desta segunda edição da Coimbra BD…
A Casa da Escrita acolheu, na passada sexta-feira, mais um “Sabores da Escrita”, este dedicado ao tema da Grécia Antiga. Carmen Soares, diretora do Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC), foi a convidada desta sessão. O “Sabores da Escrita” é uma iniciativa que combina gastronomia e literatura, e que é organizada pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), em parceria com os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) e com a Faculdade de…
A segunda edição conjunta do Abril Dança em Coimbra irá contar com a presença de alguns dos melhores “criadores, bailarinos e coreógrafos reconhecidos pela crítica e pelo público, tanto nível nacional como no estrangeiro”, afirmou a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carina Gomes, na conferência de imprensa de apresentação do festival de dança contemporânea, que irá decorrer em Coimbra, entre 4 e 30 de abril. Olga Roriz, Paulo Ribeiro, Rui Horta, Tiago Rodrigues ou Victor Hugo Pontes e nomes em afirmação,…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) iniciou, no dia 29 de março, um novo ciclo de palestras, denominado “Canção de Coimbra: Memórias e Testemunhos”, no Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra. O primeiro convidado desta segunda série, Pedro Lopes (viola, com carreira iniciada nos anos 90), afirmou “que é importante pensar a Canção de Coimbra e o que se vai fazer bem e o que se vai fazer mal”. Para Pedro Lopes, “não se pode estar na canção de Coimbra sem se saber…
A exposição “Entre a Ciência e a Literatura. Ah! O Prazer de Ler” foi inaugurada esta tarde, na Galaria Pinho Dinis da Casa Municipal da Cultura. A mostra resulta dos trabalhos plásticos concebidos por alunos de quinze escolas do concelho integradas na Rede de Bibliotecas de Coimbra, com base no tema “Literatura e Ciência”, explorado no presente ano letivo, no âmbito do projeto “Coimbra a Ler +”. O ato de inauguração contou com a presença de Carina Gomes (Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de…
O Café Concerto do Convento São Francisco foi, esta quarta-feira, palco da sessão de apresentação do livro “Imprensa e I Guerra Mundial Censura e Propaganda 1914-1918”, da autoria de Noémia Malva Novais, editado pela Caleidoscópio em parceria com o Centro República. A apresentação, que teve o apoio da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), contou, para além da autora, com a presença do presidente da CMC, Manuel Machado, da vereadora da Cultura, Carina Gomes, do Editor da Caleidoscópio, Jorge Ferreira, e da historiadora Isabel Nobre Vargues,…
O Café Concerto do Convento São Francisco acolheu, ontem ao final da tarde, a sessão de apresentação do livro «Biografia - Manuel Teixeira Gomes», da autoria do portimonense José Alberto Quaresma. Para além do autor, a apresentação esteve a cargo do diretor do departamento de Cultura, Turismo e Desporto da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Francisco Paz, e das professoras da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Cristina Robalo Cordeiro e Isabel Vargues. Francisco Paz começou por agradecer ao autor e a todos os…
Coimbra acolhe, pelo quinto ano consecutivo, mais uma edição do Ciclo de Requiem, iniciativa apoiada pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e organizada pela Associação Ecos do Passado, de que faz parte o Coro Sinfónico Inês de Castro (CSIC). Neste quinto ano, o evento contempla cinco concertos, nos quais participarão quatro coros e três orquestras. Os concertos vão decorrer no dia 25 de março, pelas 21h30, na Antiga Igreja do Convento São Francisco (CSF); no dia 1 de abril, pelas 21h30, na Sé velha; no…
O arquiteto Nuno Grande não esconde a sua satisfação por a exposição “700 + 25 Arquitectura na UniverCidade” ter sido remontada na Sala da Cidade, que define como um “espaço magnífico devolvido à sua grandeza”. O docente da Universidade de Coimbra deseja que a Arquitetura faça também parte da programação do Convento São Francisco e perspetiva os dois equipamentos – Sala da Cidade e CSF – ligados pela futura Avenida Central, que espera vir a tornar-se numa “Avenida da Arquitetura”. Recorde-se que a Câmara Municipal…
Terminou este domingo a segunda Coimbra BD - Mostra Nacional de Banda Desenhada, que desde quinta-feira conferiu um colorido diferente à Casa Municipal da Cultura, atraindo muito público. No último dia, preenchido com vários eventos, estiveram em destaque tertúlias, projeção de filmes de animação, sessões de autógrafos, a concorrida sessão de desenho de modelo e, a encerrar, a emissão em direto do programa Geekfreak, da Rádio Universidade de Coimbra (RUC).Mais uma vez a Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada foi organizada pela Câmara…
A 2ª Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada recebeu, hoje, a visita do presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, e da vereadora da Cultura da CMC, Carina Gomes. Manuel Machado visitou os 17 expositores presentes na Casa Municipal da Cultura, cumprimentou os artistas convidados, e desejou a todos um bom evento. "A Banda Desenhada é uma expressão artística e cultural relevante. E esta é uma forma de mostrarmos à cidade e a todos os que nos visitam que Coimbra tem…
O desfile de Cosplay da segunda edição da Coimbra BD - Mostra Nacional de Banda Desenhada levou, esta tarde de sábado, dezenas de entusiastas à Casa Municipal da Cultura. Os cosplayers vestiram a pele das suas personagens, pousaram para as fotografias e receberam os maiores aplausos do público presente. Vieram de Barcelos, Coja, Pedrógão Grande, e claro também de Coimbra, para apresentaram as suas personagens ao público da segunda edição da Coimbra BD, com fatos feitos à medida e executados ao detalhe. E encarnaram as…